Operação prende 15 suspeitos de fraudes à Previdência em Salvador

Operação prende 15 suspeitos de fraudes à Previdência em Salvador

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:30

Quinze pessoas foram presas na manhã desta quinta-feira (25), em Salvador, durante operação da Polícia Federal (PF) deflagrada para apurar suspeitas de fraudes contra a Previdência Social. A operação visa cumprir 17 mandados de prisões temporárias e 21 mandados de busca e apreensão na capital em combate a um esquema de fraude ao sistema de seguridade social que pode ter gerado prejuízo ao cofre público de mais de R$ 20 milhões.

De acordo com a PF, os dois suspeitos que não foram detidos estão fora do estado, mas já foram convocados a se apresentar à polícia. Os detidos estão na sede da Polícia Federal, onde prestarão depoimentos e depois serão levados ao Complexo Penitenciário da Mata Escura. Entre os envolvidos, estão quatro servidores da Previdência Social, dois contadores e um funcionário da Caixa Econômica Federal. Os demais, de acordo com a PF, são pessoas que podem prestar informações relevantes para desarticulação do esquema, que assumem funções de laranjas, por exemplo.

A Polícia Federal relata que o trabalho conjunto com a Previdência foi iniciado há aproximadamente um ano e identificou indícios de vínculos fictícios no sistema do órgão para recebimento ilegal de benefícios como aposentadoria, auxílio doença e pensão por morte previdenciária. A PF comenta que foram rastreados mais de 500 benefícios com irregularidades, ativos há pelo menos cinco anos, que somam o rombo milionário ao governo federal.

Além dos mandados, a operação prevê o sequestro de bens como casa em bairros nobre e veículos importados. Se a fraude for comprovada, os suspeitos responderão por prática de estelionato, formação de quadrilha e corrupção ativa ou passiva, previstos nos artigos 171, §3º, 288, 317 e 333 do Código Penal Brasileiro.          

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições