Oposição critica aprovação da volta de Delúbio ao PT

Oposição critica aprovação da volta de Delúbio ao PT

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:45

A decisão do Diretório Nacional do PT, que autorizou na noite desta sexta-feira (29) a refiliação do ex-tesoureiro Delúbio Soares, foi criticada por líderes da oposição.

Delúbio, expulso do PT em 2005 por causa do suposto envolvimento no escândalo do mensalão, teve seu retorno aprovado com 60 votos favoráveis. Dois dirigentes se absteram de votar, e outros 15 votaram contra o retorno do ex-tesoureiro. Ele é um dos 38 réus do processo do mensalão que tramita no Supremo Tribunal Federal (STF). Revelado em 2005, o esquema, segundo a denúncia do Ministério Público, incluia desvio de recursos públicos para compra de apoio político no Congresso.

Para o presidente nacional do DEM, José Agripino (RN), a refiliação é "mau exemplo". "É um absurdo isto. É o grande mau exemplo que o PT dá para não ser seguido pelo Brasil."

A senadora do PSDB, Marisa Serrano ( MS), avaliou que "a imagem que passa é que não existe culpa, punição." " Essa decisão sinaliza para a sociedade que o PT passa por cima do que é ético e moral. O partido aceita que pessoas que fizeram algo errado voltem apadrinhadas."

Pedro Simon, do PMDB do Rio Grande do Sul, considerou a aprovação "uma pena". "É uma pena  que isso tenha acontecido. O normal seria o partido esperar uma decisão da Justiça."

Twitter

Pelo twitter, o líder do DEM na Câmara, Antônio Carlos Magalhães Neto (BA,) disse que o retorno de Delúbio é um "exemplo negativo" do partido.

“PT vai refiliar Delúbio Soares na calada da noite? PT dá exemplo negativo de combate à corrupção. Afagou todos os mensaleiros. #vergonhaPT”, escreveu o deputado.

Também deputado pelo DEM, Onyx Lorenzoni (RS) também manifestou contrariedade à decisão do PT. “Delubio, ze dirceu, mensalao, Land rover, quadrilha, lula q não viu e não sabia ..??? nem a "velhinha de Taubate" acredita nestes mentirosos”, escreveu.  

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições