Oposição quer que Procuradoria investigue Mantega

Oposição pede que Procuradoria investigue Mantega

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:15

A oposição informou que protocolou nesta terça-feira (14) representação em que pede para a Procuradoria-Geral da República investigar o ministro da Fazenda, Guido Mantega.

No documento, DEM e PSDB argumentam que o ministro teria sido omisso quanto às denúncias de irregularidades na Casa da Moeda, que resultaram na demissão do presidente da empresa, Luiz Felipe Denucci.

“A conduta ímproba do ministro da Fazenda se consubstancia na sua omissão quanto aos acontecimentos na Casa da Moeda, quais sejam, o esquema de corrupção comandado pelo presidente da empresa pública que é vinculada ao Ministério da Fazenda e seu conseqüente enriquecimento ilícito”, dizem os partidos de oposição na representação.

Luiz Denucci foi demitido no fim de janeiro pela presidente Dilma Rousseff. Logo após, surgiram informações, divulgadas pelo jornal "Folha de S.Paulo", de que Denucci seria suspeito de receber propina de fornecedores do órgão por meio de duas empresas no exterior. Ao jornal, ele atribuiu a denúncia a uma briga partidária dentro do PTB, que indicou seu nome.

Mantega teria sido informado das suspeitas de irregularidades em agosto de 2011, mas só teria decidido demitir o presidente da Casa da Moeda ao tomar conhecimento que o caso seria publicado no jornal.

O ministro participou nesta terça de reunião do Conselho Político do governo, no Palácio do Planalto, mas, embora perguntado, não quis falar sobre o assunto.

Comissão

Por falta de quorum, foi cancelada a reunião desta terça (14) da Comissão de Assuntos Econômicos do Senado em que seria votado requerimento de convite para que Mantega prestasse esclarecimentos sobre as denúncias na Casa da Moeda.

Líderes de partidos da base aliada estavam em reunião com a presidente Dilma Rousseff e não compareceram à Comissão de Assuntos Econômicos. Os demais senadores da base aliada que compõem a comissão foram orientados a não assinar presença para garantir o adiamento da reunião.

Com isso, o requerimento de convite a Mantega só será apreciado após o carnaval, no dia 28 de fevereiro.

De acordo com o líder do PSDB, Álvaro Dias (PR), o presidente da Comissão de Assuntos Econômicos, Delcídio Amaral (PT-MS), propôs convidar o ministro a fazer uma exposição da situação econômica do país na reunião do dia 28.

Em contrapartida, a oposição retiraria pedido de convite para que Mantega esclareça denúncias sobre a Casa da Moeda. No entanto, Álvaro Dias afirmou que não irá retirar o requerimento de convite.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições