Orientada por Lula, Dilma usa terninhos "mais sóbrios"

Orientada por Lula, Dilma usa terninhos "mais sóbrios"

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:25

Bombardeada de críticas sobre seus tropeços no quesito fashion, a ex-ministra Dilma Rousseff, pré-candidata do PT à Presidência, resolveu pedir a ajuda de profissionais de estilo para renovar seu guarda-roupa de campanha.

A preocupação teria partido do presidente Lula, que comentou com aliados a necessidade de modernizar as roupas da candidata.

Num primeiro momento, Dilma teria recusado a ajuda do ''esquadrão fashion'', mas acabou cedendo. Os resultados já são visíveis: em suas últimas aparições, ela deixou de lado os babados e os tons escuros e optou por looks clássicos e cores neutras.

''Dilma já tem um jeito sério, não precisa de uma roupa que ressalte ainda mais isso. É bom que ela se apresente com leveza'', afirma Mario Queiroz, estilista da São Paulo Fashion Week e diretor do Instituto Europeu de Design.

Para a pesquisadora Camila Toledo, presidente para a América Latina do birô internacional de tendências Style Sight, ocorre uma mudança importante no estilo das mulheres ligadas à política. ''O modelo Margaret Thatcher [ex-primeira-ministra britânica conhecida por seu visual e modos ''masculinizados''] acabou. As mulheres do meio político já começam a ousar mais, podem ser poderosas e femininas ao mesmo tempo'', afirma.

Camila acredita que os assessores de Dilma deveriam sugerir peças clássicas e pequenas ousadias, como broches e tecidos texturizados. ''Ela poderia usar peças atemporais de grifes consagradas como Prada e Marni''.

''Uma candidata deveria ter a liberdade de usar Chanel e Dior sem ser criticada por isso'', diz o estilista e consultor de moda Samuel Cirnansck.

A adoção de marcas famosas, porém, não é unanimidade. ''Acho que o PT está numa corda bamba, tentando passar uma imagem que dialogue com a elite sem deixar o povo de lado'', diz Queiroz.

Para o estilista, uma linha segura seria seguir o exemplo da primeira-dama americana Michelle Obama. ''Michelle usa roupas simples, misturando grifes famosas com lojas populares e apostando na praticidade'', diz o estilista.

Entre os que acreditam que Dilma poderia se beneficiar de um ''makeover fashion'', o editor de moda e stylist Paulo Martinez sugere uma terceira opção entre as grifes de luxo e as populares. ''Para evitar erros, a candidata pode pedir a seu stylist que encomende peças feitas sob medida''.

Por Vivian Whiteman / Valdo Cruz

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições