Orlando Silva continua nos Esportes com desafio da Copa e das Olimpíadas

Orlando Silva continua nos Esportes com desafio da Copa e das Olimpíadas

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:02

Orlando Silva de Jesus Júnior continua no governo Dilma o trabalho de desenvolver o esporte nacional que assumiu em março de 2006 como Ministro do Esporte no governo Lula. O desafio, no entanto, será maior já que ele estará no cargo durante dois grande eventos esportivos sediados no Brasil nos próximos anos: a Copa do Mundo, em 2014, e a Olimpíada, em 2016.

Baiano de Salvador, Orlando Silva nasceu em 27 de maio de 1971 e chegou ao Ministério do Esporte em 2003. Por três anos, ocupou várias secretarias da pasta, então comandada por Agnelo Queiroz. Foi secretário Nacional de Esporte, secretário Nacional de Esporte Educacional e secretário-executivo do Ministério do Esporte. Com a saída de Agnelo para tentar uma vaga no Senado, ele assumiu o comando do ministério.

Desde então, Silva teve desafios como os Jogos Pan-Americanos de 2007 no Rio de Janeiro e a candidatura vitoriosa do país na Copa do Mundo. Viu também briga com Madri, Tóquio e Chicago para sediar os Jogos de 2016.

Polêmicas também fizeram parte do currículo do ministro, como o escândalo dos cartões corporativos, em 2008, que resultou na saída da então ministra da Igualdade Racial Matilde Ribeiro. Ele teria usado o cartão de crédito corporativo para a compra de uma tapioca no valor de R$ 8,30. Na época, ele alegou que realizou o gasto por engano, pois seu cartão pessoal seria parecido com o corporativo, e decidiu devolver mais de R$ 30 mil ao Tesouro Nacional. Ele também se envolveu na polêmica do orçamento dos Jogos Pan-Americanos.

Mantido no ministério comandado pelo PCdoB desde a posse de Lula em 2003, Orlando Silva agora terá nova oportunidade para atacar o que diagnosticou ser o principal problema de sua: a desvinculação do esporte à educação.

Casado com a atriz Ana Cristina Petta e pai de uma menina, Orlando Silva é fã de samba. Segundo sua mulher, o casal realiza eventualmente rodas do gênero musical na casa em que moram em São Paulo

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições