MENU

Orquídeas viram alvo de ladrões em São Carlos, SP

Orquídeas viram alvo de ladrões em São Carlos, SP

Atualizado: Quarta-feira, 24 Agosto de 2011 as 10:45

As orquídeas viraram alvo de ladrões em cidades no interior de São Paulo. A quantidade de casos semelhantes foi tamanha que chamou a atenção da polícia. Em São Carlos, quem tem as flores em casa agora busca deixá-las escondidas.

Dos 45 vasos da costureira Valdinéia Cândido Ribeiro, os ladrões levaram 15. “Aqui tinha um vaso de orquídea branca que era o ano inteiro com flor, aqui era branco com roxo, tinha roxo, tinha amarela, todo mundo passava e admirava”, disse a costureira.

O furto aconteceu durante a noite. Os ladrões pularam o muro, escolheram as flores mais bonitas e foram embora sem que ninguém percebesse. As mudas que restaram ficam agora escondidas.

Casos como este já foram registrados em outras áreas do estado, como na região de Ribeirão Preto. O que atrai os criminosos é justamente o valor de algumas orquídeas. Algumas chegam a custar R$ 3 mil. De um orquidário da cidade, 20 exemplares foram roubados, avaliados em R$ 2 mil.

Para o prejuízo não ficar ainda maior, o produtor instalou câmeras de segurança. Mas a proteção não tira a indignação do colecionador. “Uma orquídea é um ser como se fosse um filho. E quando você se sente roubado dessa forma você se sente arrasado”, afirmou Cláudio Vismarra.  

veja também