OSCAR 2011: Sindicato dos Diretores antecipa 80% dos indicados

OSCAR 2011: Sindicato dos Diretores antecipa 80% dos indicados

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:01

Entre 2005 e 2010, os Sindicatos dos Diretores e o dos Produtores dos Estados Unidos anteciparam pelo menos 80% dos indicados pela Academia ao Oscar. É o que revela um levantamento feito pelo Cineclick em cima dos escolhidos pelas três entidades nos últimos seis anos.

Nesse período, 83% dos indicados pelo Directors Guild of America (DGA), o Sindicato dos Diretores, se repetiram no Oscar. Em relação à premiação do Producers Guild of America (PGA), o Sindicato dos Produtores, o índice de coincidência entre os indicados é de 80%.

Com isso, estão fortalecidos na corrida pela estatueta de Direção os cineastas Darren Aronofsky (Cisne Negro), David Fincher (A Rede Social), Tom Hooper (O Discurso do Rei), Christopher Nolan (A Origem) e David O. Russell (O Vencedor), anunciados nesta segunda-feira (10/1) pelo DGA.

Já na busca pela estatueta de Melhor Filme chegam com peso '127 Horas', 'Cisne Negro', 'A Origem', 'O Vencedor', 'Minhas Mães e Meu Pai', 'O Discurso do Rei', 'A Rede Social', 'Atração Perigosa', 'Toy Story 3', 'Bravura Indômita', indicados pelo Sindicato dos Produtores.

No período entre 2005 e 2010, a premiação do PGA divergiu da Academia especialmente nos filmes de gênero: ficção científica (Star Trek), aventura/ação (Batman – O Cavaleiro das Trevas), cinebiografias musicais (Dreamgirls – Em Busca de um Sonho e Johnny & June) foram preteridas no Oscar.

Vale lembrar que não só os indicados, mas também os vencedores, se repetem nas três premiações. Desde 1948, em apenas seis ocasiões os premiados pelo Sindicato dos Diretores divergiram com os “oscarizados” pela Academia. Talvez o mais discrepante seja o Oscar para Bob Fosse por Cabaret em detrimento de Francis Ford Coppolla, de O Poderoso Chefão.

Os indicados ao Oscar 2011 serão conhecidos em 25 de janeiro, quando o presidente da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, Tom Sherak, vai divulgar as principais categorias ao lado da atriz Mo’Nique (Preciosa). Os vencedores serão conhecidos na noite de 27 de fevereiro.

Por: Heitor Augusto

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições