Oscar Niemeyer recebe medalha de governo espanhol

Oscar Niemeyer recebe medalha de governo espanhol

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:13

O arquiteto Oscar Niemeyer, 102 anos, foi homenageado nesta sexta-feira (10) pela ministra da Cultura espanhola, Ángeles González-Sinde. O arquiteto recebeu a Medalha das Artes e das Letras da Espanha em seu escritório, em Copacabana, na Zona Sul do Rio.

“Eu trabalho muito, felizmente eu sou muito solicitado. Nesse mundo tão cheio de problemas, com meu trabalho eu posso ajudar. A vida é muito mais importante que a arquitetura”, afirmou.

Normalmente, os homenageados vão até a Espanha, receber a condecoração. No entanto, por causa da saúde frágil de Niemeyer, González-Sinde veio ao Rio para entregar a medalha.

Na cidade de Avilés, próxima a Oviedo, na Espanha, o arquiteto criou o Centro Cultural Internacional Oscar Niemeyer, seu maior projeto na Europa, que tem previsão de ser inaugurado em 2011. "É muito importante esse centro que será inaugurado. Porque a escola vai representar bem a minha arquitetura", afirmou Niemeyer.

Perguntado por um jornalista francês sobre o comunismo, Niemeyer contou um pouco de sua vida: “Eu vim de uma família católica. Na minha casa tinha uma igreja, mas aos 17 anos eu comecei a tentar mudar algumas coisas e lutei por muitas delas. O importante hoje é levar para a juventude um pouco de conhecimento.” 

Postado por: Thatiane de Souza

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições