Pacientes que aguardavam cirurgias no HU de Maringá são operados

Pacientes que aguardavam cirurgias no HU de Maringá são operados

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:01

Os seis pacientes com menos de 18 anos de idade que aguardavam cirurgia no Hospital Universitário (HU) de Maringá, na região central do Paraná, já foram submetidos ao procedimento.

De acordo com o superintendente do HU, Durvalino Aguiar, um conjunto de fatores levou à espera, como o excesso de pacientes, as férias de alguns médicos nesta época do ano, além da quantidade pequena de salas de cirurgia (há somente duas no local). O Conselho Tutelar fez o pedido ao hospital para que as cirurgias fossem realizadas.

Dos seis pacientes, quatro foram operados ontem e na quarta-feira. Os outros dois foram para o Hospital Santa Rita. “Conseguimos bloquear algumas emergências do HU para poder atender esses pacientes”, explicou Aguiar.

Segundo ele, o ideal seria que o local tivesse pelo menos seis salas de cirurgia, o que está previsto na ampliação do hospital que nunca sai do papel. “Vamos voltar a conversar com o governo do Estado sobre isso, pois a verba que havia, do governo federal, teve que ser destinada às enchentes.

Assim o hospital nunca é ampliado”, explicou. O HU possui 123 leitos. “Há 20 anos temos esse projeto de ampliação, mas até agora nada. E essa situação de pacientes aguardando por cirurgia foi resolvida, mas pode voltar a ocorrer. Então, temos que fazer a ampliação”, observou o médico.

O HU é o único hospital da região de Maringá que atende casos emergenciais de ortopedia (que era o caso dos seis pacientes). pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Dos seis, dois são de outras cidades da região, e não de Maringá. Segundo Aguiar, na época de férias aumenta a demanda e diminui a quantidade de médicos, o que prejudica o atendimento.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições