Padilha assume Ministério da Saúde no futuro governo

Padilha assume Ministério da Saúde no futuro governo

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:02

O ministro Alexandre Padilha volta em 2011 a se dedicar a área de sua formação acadêmica. O médico, atual ministro-chefe da Secretaria de Relações Institucionais, será o ministro da Saúde de Dilma Rousseff.

Ele esteve à frente da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República desde setembro do ano passado, quando substituiu José Múcio no cargo. Com 39 anos, é o mais jovem ministro do atual governo. Antes de virar ministro , ocupava a Subchefia de Assuntos Federativos da pasta.

Padilha tem ligação antiga com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva – ele coordenou as campanhas presidenciais do PT em 1989 e 1994. É filiado ao PT e fez parte da executiva do partido em São Paulo e do membro do diretório estadual do início dos anos 1990 até 1995.

Antes de ser nomeado ministro, foi diretor Nacional de Saúde Indígena da Fundação Nacional do Índio (Funasa), órgão ligado ao Ministério da Saúde. Antes, entre 2001 e 2003, ele coordenou projetos do Ministério da Saúde ligados ao combate da malária em povos indígenas do Pará e de cooperação entre Brasil e Suriname para o controle da doença.

Em agosto de 2005, foi para a Secretaria de Relações Institucionais, para comandar o Gabinete da Subchefia de Assuntos Federativos da Presidência da República. No cargo, fez parte de grupos com forte atuação em municípios e regiões metropolitanas, como a Sala de Situação do PAC e Territórios da Cidadania e dos comitês interministeriais de Desenvolvimento Regional e de Apoio à Gestão Municipal.

Nessas funções, Padilha ganhou experiência em lidar com as demandas de prefeitos e governadores, o que o ajudou no seu papel de intermediar as relações do Executivo com o Congresso Nacional e de articular a bancada do governo nas votações na Câmara e no Senado.

O ministro é formado em medicina pela Universidade de Campinas (Unicamp) e pós-graduado pelo Departamento de Doenças Infecciosas e Parasitárias da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP).

Padilhando

É um dos adeptos do Twitter, onde mantém o perfil @padilhando. Logo após a indicação, ainda na noite de segunda-feira, escreveu aos seus seguidores, com a linguagem abreviada típica do microblog: "Agradeço à Presidenta Dilma a confiança, ao meu convidar p/assumir este novo desafio, que assumirei a partir de Jan/2011, no Min da Saúde", disse. "Vai comigo p/a Saúde o q aprendi c/ trabalhadores, usuários, pesquisadores, movimentos, gestores desde os 1°s passos c/o Mov de Reforma Sanitária", escreveu na sequência.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições