MENU

Países em desenvolvimento devem puxar crescimento global, avaliam economistas do Bird

Países em desenvolvimento devem puxar crescimento global, avaliam economistas do Bird

Atualizado: Terça-feira, 28 Setembro de 2010 as 11:33

Os países em desenvolvimento devem puxar o crescimento econômico global, segundo avaliação de economistas do Banco Mundial (Bird) que lançaram o livro The Day After Tomorrow: A Handbook on the Future of Economic Policy in the Developing World ( O Dia Depois de Amanhã: Um Manual sobre o Futuro da Política Econômica no Mundo em Desenvolvimento ), ontem (27), em Washington. De acordo com o livro, atualmente quase metade do crescimento global provém dos países em desenvolvimento. A projeção é o que essas economias ultrapassem as dos países desenvolvidos antes de 2015. Os países em desenvolvimento da Ásia devem liderar essa virada.

Segundo a publicação, o crescimento nos países em desenvolvimento deve atingir 6,1% em 2010, 5,9% em 2011 e 6,1% em 2012, enquanto os países de alta renda devem chegar a 2,3%, 2,4% e 2,6%, respectivamente.

Os motivos para esse desempenho apontados no livro são: aprendizagem tecnológica mais rápida; maiores classes médias; maior integração comercial Sul-Sul; preços mais altos das commodities ; e balancetes mais saudáveis que permitirão o financiamento de investimentos em infraestrutura.

veja também