Pará envia peritos para investigar morte de extrativistas

Pará envia peritos para investigar morte de extrativistas

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:41

A Secretaria de Segurança Pública do Pará enviou uma equipe de peritos e de policiais civis ao local onde foram assassinados o líder extrativista José Cláudio Ribeiro da Silva, 52 anos, e sua mulher, Maria do Espírito Santo da Silva, 51 anos. Na terça-feira, a presidente Dilma Rousseff determinou ao ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, que a Polícia Federal (PF) também seja acionada para ajudar na apuração do caso.

Os líderes extrativistas foram mortos a tiros na manhã de terça-feira, na área do Projeto de Assentamento Agroextrativista Praialta-Piranheira, na comunidade de Maçaranduba 2, a 45 km do município de Nova Ipixuna, no sudeste do Pará. A delegacia local recebeu a denúncia por telefone. Os corpos já estão no Centro de Perícias Científicas de Marabá e devem ser enterrados hoje.

O Ministério Público Federal (MPF) informou que o casal já havia feito denúncias de desmatamento ilegal e informado nomes de madeireiros de Jacundá e de Nova Ipixuna que faziam pressão sobre os assentados e que invadiam terras para retirar madeira ilegalmente.

Informações iniciais da Comissão Pastoral da Terra (CPT) indicam que os extrativistas saíram de casa em uma moto na manhã de ontem e, cerca de 10 km depois, diminuíram a velocidade para atravessar uma ponte em péssimo estado de conservação. Nesse momento, segundo a CPT, eles foram atacados por dois pistoleiros que estavam de tocaia na cabeceira da ponte.        

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições