Para o Brasil, acordo entre Venezuela e Colômbia dará dinamismo à América do Sul

Para o Brasil, acordo entre Venezuela e Colômbia dará dinamismo à América do Sul

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:17

O Brasil comemorou ontem (10) o fim do impasse envolvendo a Venezuela e a Colômbia. Para o governo brasileiro, o restabelecimento das relações diplomáticas deve ser motivo de satisfação e a oportunidade para retomar o dinamismo e o entendimento na região. Em nota oficial, divulgada pelo Ministério das Relações Exteriores, o governo se coloca à disposição para cooperar na consolidação do acordo de paz firmado pelo presidente venezuelano, Hugo Chávez, e pelo colombiano, Juan Manuel Santos. “O Brasil reitera sua disposição de seguir cooperando – por meios bilaterais e no âmbito da Unasul [ União de Nações Sul-Americanas ] – com as autoridades venezuelanas e colombianas para consolidar esta nova etapa de diálogo, em benefício da paz e da prosperidade regionais”, informa a nota oficial do Itamaraty.

Além disso, o Brasil ressalta, no texto, a importância do diálogo entre Caracas e Bogotá para o avanço da integração sul-americana. “O governo brasileiro manifesta seu apreço pelas gestões empreendidas pelo secretário-geral da Unasul, Néstor Kirchner, para a promoção do entendimento entre a Venezuela e a Colômbia.”

De acordo com o Ministério das Relações Exteriores, o entendimento entre a Venezuela e a Colômbia dará um novo impulso às relações políticas e econômicas na região. “O governo brasileiro congratula-se com os governos da Colômbia e da Venezuela pela decisão, que abre nova oportunidade para a retomada do dinamismo e do entendimento que historicamente caracterizam as relações entre os dois países”, diz a nota.

Ontem (10), depois de cerca de quatro horas, Chávez e Santos concluíram a reunião que selou o acordo de paz informando ter “virado a página” da crise diplomática que envolvia os dois países. É a retomada dos os vínculos políticos, diplomáticos e econômicos entre Caracas e Bogotá. Eles se comprometeram ainda a estabelecer um maior controle fronteiriço para evitar o trânsito de grupos armados.

Ambos os presidentes concordaram ainda com a criação de uma comissão que deve tratar de cinco pontos. Um deles é o pagamento da dívida da Venezuela com os empresários colombianos, estimada em US$ 800 milhões.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições