MENU

Paraná registra o primeiro caso de dengue tipo 4; vírus foi importado

Paraná registra o primeiro caso de dengue tipo 4; vírus foi importado

Atualizado: Quinta-feira, 1 Setembro de 2011 as 1:08

O primeiro caso de dengue tipo 4 do Paraná foi confirmado na terça-feira (30), segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SESA). O caso foi importado do estado do Maranhão. Um homem de 32 anos que mora em Imperatriz (MA) buscou atendimento em Foz do Iguaçu, no Oeste do Paraná, durante a viagem de trabalho. Depois de diagnosticado, ele foi tratado e está curado. “A doença evoluiu benignamente e chegou a cura”, relatou ao G1 o superintendente de Vigilância em Saúde, Sezifredo Paz.

De acordo com o superintendente, a manifestação da Den-4 é semelhante aos outros tipos de dengue (Den-1, Den-2 e Den-3). “Clinicamente é como os outros, a manifestação da doença também. O problema é se a pessoa já tiver sido infectada por outro tipo de dengue, pois pode haver complicações”. Depois de curada de algum tipo de dengue, a pessoa que foi infectada fica imune aquele vírus. Contudo, se for infectado uma outra vez, corre risco de lesões nos vasos sanguíneos, hemorragia e até a morte.

A preocupação da SESA também é em relação à circulação de pessoas de estados onde o vírus já foi identificado, como a Bahia, Rio de Janeiro, São Paulo e estados das regiões Norte e Nordeste. 

"Continuamos com um programa estadual de controle da dengue, esse trabalho de isolamento viral é de rotina no nosso trabalho. Estamos fazendo isso em torno de 10% dos nossos casos, para saber que tipo de vírus temos no Paraná", explica o superintendente.

Dengue no Paraná

Em 2011, 263 municípios do estado registraram infestação por Aedes aegypti . De agosto de 2010 a julho de 2011, foram confirmados 29.207 casos de dengue no estado.          

veja também