'Parecia que o prédio ia cair', diz guia que ouviu explosão de bueiro

'Parecia que o prédio ia cair', diz guia que ouviu explosão de bueiro

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:34

Fábio Miranda viu o retrovisor do carro quebrar 

após a explosão (Foto: Carolina Lauriano/G1)

  O estrondo que fez a explosão de um bueiro por volta das 8h20 desta segunda-feira (18), na Rua Camuirano, em Botafogo, na Zona Sul do Rio, fez o guia de turismo Fábio Miranda pensar que o prédio onde estava ia cair. O bueiro estourou em frente ao edifício de número 153 e feriu na mão um pedestre. A vítima foi levada para o Hospital Miguel Couto, na Gávea, também Zona Sul.

Segundo a Secretaria municipal de Saúde, Rodrigo dos Santos Ribeiro, de 26 anos, fraturou a mão, passou por raio-x e faz novos exames para saber se precisará de cirurgia.

“Com o barulho parecia que o prédio ia cair”, disse ele, que foi correndo para a janela e viu que o seu carro, estacionado em frente, teve o retrovisor quebrado e a lateral arranhada. “Na hora eu falei: meu carro. Quando vi, já estava todo mundo em volta”, contou. Ele agora aguarda um contato da Light, para ressarcimento.

Uma equipe técnica da Light está no local. Em nota a empresa confirmou que vai prestar assistência às vítimas. Leia ao fim desta matéria a íntegra da nota. 

Sapataria com vidros estilhaçados

O prejuízo maior quem teve foi o responsável pela loja de sapatos que teve os vidros das vitrines estilhaçados. José Alano Batista, que trabalha no estabelecimento há 42 anos, disse que o susto foi muito grande. “Por volta das 7h45 começou uma oscilação de luz na loja. Às 8h20 estourou. Desceu vidro do prédio, quebrou os da loja, foi um estrondo muito grande”, explicou ele.

Segundo Albano, advogados da Light estiveram no local e já teriam garantido que irão ressarci-lo. “Eu preciso voltar a trabalhar hoje, não posso ficar sem vender”, afirmou ele, ajeitando os sapatos espalhados pela calçada.

O porteiro do prédio, Francisco Renato Farias, de 34 anos, também aguarda ressarcimento da Light. Ele teve sua moto danificada. Ela estava estacionada ao lado do bueiro. “Eu estava descendo o lixo do edifício na hora que explodiu. Ouvi muito barulho. Pensei que o elevador tinha caído”, contou.

Ele disse que a moto é seu instrumento de trabalho durante à noite, quando é funcionário de uma lanchonete e faz entregas.

O coordenador da Câmara de Engenharia Elétrica do Crea, Luiz Cosenza, esteve no local e informou que vai se reunir na tarde de terca-feira (19) com a equipe da prefeitura para informar os termos de referência para que seja contratada a empresa que ira monitorar os bueiros da cidade.

Faixa interditada

De acordo com a CET-Rio, uma faixa da Rua Voluntários da Pátria, nas proximidades do local da explosão, ficou interditada, ocupada por carros da PM, dos bombeiros, da CET-Rio e da Light. Mas já foi liberada.

Multa

No dia 6 de julho, a Light assinou o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), que prevê pagamento de multa de R$ 100 mil por cada explosão de bueiro que cause morte ou lesões (leve, grave ou gravíssima), e dano ao patrimônio público ou privado. A multa não é retroativa e passa a ser cobrada a partir da homologação do TAC junto à 4ª Vara de Empresarial da Capita

Nota da Light

"Técnicos da Light estão na Rua Camuirano, em Botafogo, onde por volta das 9h da manhã de hoje, em frente ao prédio número 153, houve o deslocamento da tampa de uma caixa subterrânea da empresa, além de outra pertencente a uma concessionária de telefonia.

A Light vai prestar assistência ao porteiro do prédio que teve ferimentos na mão, foi atendido pelo Corpo de Bombeiros e encaminhado ao Hospital Miguel Couto. Equipes da empresa também estão adotando as providências em relação aos danos materiais do comerciante e do dono da moto atingida, enquanto aguarda a conclusão do laudo que indicará as causas da ocorrência. A área está isolada para permitir o trabalho dos peritos do Instituto de Criminalística Carlos Éboli que examinam o local. O fornecimento de energia elétrica está interrompido para o prédio número 153, no qual será instalado um gerador".            

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições