Parque eólico de Parajuru (CE) eleva produção de energia do Ceará

Parque eólico de Parajuru (CE) eleva produção de energia do Ceará

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:29

O Ceará ganha nesta quinta-feira, 20, mais um parque eólico. A Usina de Energia Eólica Praias de Parajuru, em Beberibe, com potência de 28,8 MW será inauguradas às 15h. Com a UEE de Parajuru o Ceará contará com 150,6 MW de potência instalada de energia a partir dos ventos.

O parque eólico, localizado na rodovia CE-040, km 103, em Beberibe, distante 80 km de Fortaleza, está incluído no Programa de Incentivo às Fontes Alternativas de Energia Elétrica (Proinfa) que financia 14 parques eólicos no Ceará. A usina Praias de Parajuru fica localizada numa área de 325 hectares e conta com 19 aerogeradores de 1,5 MW de potência cada.

Já no mês de setembro deverá ser entregue a maior usina eólica do Estado, a UEE de Praia Formosa, no município de Camocim, com 104,4 MW de potência. Outros dois parques estão sendo instalados no Estado: Praia do Morgado (28,8 MW) e Volta do Rio (42,0 MW), ambos em Acaraú. Estes dois parques ocupam uma área de 374 e 377 hectares respectivamente.

Os 14 parques eólicos do Proinfa em implantação no Ceará deverão dar ao Estado uma potência instalada de 500,93 MW, quando o Ceará passará a ser o maior produtor desta energia no País. Dos 14 parques, sete já estão em operação: Lagoa do Mato, Canoa Quebrada, Beberibe, Paracuru, Albatroz e Rio Choró. Outros sete parques estão em fase de instalação e a previsão é de que entrem em operação ainda este ano. A partir da entrada em operação dos 14 parques do Proinfa, o estado contará com 518,33 MW, já que na década de 1990 entraram em funcionamento três usinas que somam 17,4 MW.

Presença

O governador de Minas Gerais, Aécio Neves (PSDB) estará presente na inauguração da usina eólica de Parajuru. Depois, Aécio participará, ao lado do senador Tasso Jereissati, do seminário Ceará em Debate. Isso, a partir as 16h30min, em Horizonte, numa promoção do Instituto Teotônio Vilela, que tem no comando o deputado federal Raimundo Gomes de Matos.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições