Passageiros avaliam que transporte público melhorou em SP, diz pesquisa

Passageiros avaliam que transporte público melhorou em SP, diz pesquisa

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:57

A Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP) fez uma pesquisa para saber o que os passageiros acham do serviço prestado por metrô, trem e ônibus na capital paulista e na Grande São Paulo. Mais de 3 mil pessoas foram ouvidas. E a maioria avaliou que o transporte melhorou desde o ano passado. Serviços como os ônibus da capital e o metrô foram considerados bons ou excelentes por pelo menos seis em cada 10 entrevistados. A pior reclamação foi sobre a lotação no transporte público.  

Não são poucas as reclamações de quem anda de ônibus todo dia. "Lotado, os ônibus continuam a mesma coisa. Para mim não mudou praticamente nada", disse um usuário. "Ainda mais agora que aumentou podia melhorar o serviço para acompanhar o valor do aumento", completou uma passageira. Mas quem utiliza o transporte destaca o que considera positivo. “Agora eu acho que está bem melhor porque tem mais ônibus nas linhas", afirmou outra usuária.

Os passageiros disseram que o transporte melhorou, mas que ainda é insatisfatório. 70% das pessoas que responderam a pesquisa acham que, no futuro, o transporte vai melhorar. Os ônibus municipais da capital foram considerados bons ou excelentes por 59% dos entrevistados. Em 2009, o índice era de 50%. Mas quanto à avaliação dos corredores de ônibus, a situação piorou: o índice de aprovação caiu de 58% para 53%.

A pesquisa mostrou que o metrô é o meio de transporte mais bem avaliado pela população. Em 2009, 82% achavam o serviço bom ou excelente. Em 2010, esse índice foi para 84%. Mas, isoladamente, a aprovação da Linha Verde, que cruza a Avenida Paulista, piorou: era de 88% e foi a 84%. A aprovação dos trens da CPTM também aumentou: foi de 50% para 54%.

Quem tem carro diz que usaria o transporte público se a qualidade do serviço fosse melhor. Dois terços dos passageiros passam mais de duas horas por dia dentro do transporte público. Uma reclamação comum foi o preço da passagem de ônibus. E a pesquisa foi realizada antes do reajuste da passagem, de R$ 2,70 para R$ 3.    

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições