PCdoB quer manter Orlando Silva no Esporte

PCdoB quer manter Orlando Silva no Esporte

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:07

Manter Orlando Silva como ministro do Esporte é prioridade para o PCdoB, partido da base de Dilma Rousseff. Representantes do partido estão reunidos hoje (9) com o presidente do PT, José Eduardo Dutra, discutindo como será a participação dos comunistas no próximo governo. A pasta terá sua importância ampliada no próximo governo devido à Copa do Mundo de 2014 e às Olimpíadas de 2016 e passou a ser cobiçada por outros partidos da coligação.

De acordo com o senador Inácio Arruda (PCdoB-CE), após o trabalho do PCdoB no Ministério do Esporte durante os dois mandatos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, seria justo que o partido ficasse com a pasta nos próximos quatro anos.

"Nós não queremos menos do que já temos. Nós construímos esse ministério. Ele não existia. As grandes conquistas do Brasil nessa área são fruto da presença do presidente Lula, que é uma figura carismática, mas também, do trabalho organizado e eficiente que envolve o ministério, para atrair grandes eventos do mundo, como a Copa do Mundo", disse Inácio Arruda ao chegar à reunião.

Arruda fez questão de lembrar que o partido tomou a decisão de tirar Orlando Silva da disputa eleitoral para que ele permanecesse no cargo, pedido que, segundo o senador, foi feito pelo presidente Lula. "Ele tinha condições de se eleger para deputado federal", avaliou o senador.

No primeiro mandato de Lula, o Ministério do Esporte ficou com Agnelo Queiroz, que na época era do PCdoB. Com a saída de Agnelo, Orlando Silva assumiu a pasta e permaneceu no segundo mandato de Lula.

O PCdoB também tentará manter-se na presidência das agências reguladoras do Petróleo (ANP) e de Cinema (Ancine), além da diretoria da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).

Segundo o senador, o PCdoB tem quadros técnicos que podem ocupar vagas no governo de Dilma Rousseff. Entre esse quadros, ele citou os deputados Flávio Dino (MA), Manuela D'ávila (RS) e Aldo Rebelo (SP). "Antes, falavam que o PCdoB cabia em uma kombi e, agora, observando nossos cargos técnicos, vemos que já extrapolamos muito esse limite", disse o senador.

Na avaliação de Arruda, as divergências entre Dino e a governadora reeleita do Maranhão, Roseana Sarney, não podem ser considerados obstáculos para a presença dele na Esplanada. "Se precisam de um quadro técnico, temos o Dino que é um dos mais competentes e respeitados juristas", destacou. Da reunião com o presidente do PT, também participa o presidente da legenda, Renato Rabelo.

Por: Luciana Lima

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições