PEC dos PMs é aprovada em primeira votação na AL

PEC dos PMs é aprovada em primeira votação na AL

Atualizado: Quarta-feira, 25 Agosto de 2010 as 4:17

A Assembleia Legislativa do Paraná aprovou ontem, em primeira votação, a Proposta de Emenda á Constituição do Paraná (PEC) 64, que prevê a implantação de subsídios como forma de remuneração dos policiais militares, bombeiros e policiais civis do Paraná.

Ainda não há definição de data para a segunda votação. Segundo a Associação de Defesa dos Direitos dos Policiais Ativos e Pensionistas (Amai), pelo menos 30 mil servidores poderão ser beneficiados com essa aprovação.

Segundo o coronel Elizeu Ferraz Furquin, presidente da Amai, o subsidio é garantido pela Constituição Federal, e já deveria ter sido aplicado no Paraná há muito tempo.

“Estamos há pelo menos 12 anos discutindo isso. Somente com sua implantação o policial terá uma remuneração justa”, afirma. Para ele, os resultados na melhoria da segurança pública serão muito visíveis com o subsídio.

Para o presidente do Sindicato das Classes Policiais Civis do Estado do Paraná (Sinclapol), André Gutierrez, a PEC garantirá os direitos já previstos na Constituição Federal. “Na realidade esse projeto é algo que já existe na Constituição Federal, mas no Paraná essa aprovação é uma maneira de agilizar a garantia dos direitos já existentes e que deveriam ser aplicados á categoria, bem como remunerar de forma mais segura os envolvidos”, diz.

Mesmo com a aprovação parcial da PEC, ainda falta muito para melhorar as condições de trabalho dos policiais. “Tudo que beneficia a classe é importante. Acredito que a aprovação da PEC trará muitas conquistas á classe, mas ainda falta muito para o ideal”, ressalta o presidente do Sindicato dos Policiais Civis de Londrina e Região (Sindipol), Ademilson Alves Batista.

Postado por: Thatiane de Souza

veja também