MENU

Pedágio é suspenso em via destruída pela chuva na Região Serrana do RJ

Pedágio é suspenso em via destruída pela chuva na Região Serrana do RJ

Atualizado: Terça-feira, 22 Março de 2011 as 11:19

Por decisão de uma liminar, a concessionária que administra a rodovia RJ-116 (Itaboraí – Nova Friburgo – Macuco) está impedida de cobrar pedágio na altura de Bom Jardim, na Região Serrana do Rio, até que as obras de reconstrução e recuperação da estrada sejam concluídas. A estrada teve vários trechos destruídos pela enchente que causou uma tragédia na região, em janeiro.     Segundo o Ministério Público, a decisão da magistrada Hevelise Scheerm destaca que, desde as chuvas, o acesso a Bom Jardim e outras cidades da região pela rodovia está totalmente interrompido por causa da queda de uma ponte. A chegada à região é feita por uma ponte provisória instalada pelo Exército no Bairro Maravilha.

A medida judicial impede a cobrança do pedágio nos trechos Nova Friburgo-Bom Jardim e Bom Jardim-Cantagalo, nos dois sentidos. Segundo a juíza, a concessionária retomou a cobrança do pedágio, que estava suspenso desde a tragédia na Região Serrana.

A justiça determinou ainda que o estado e o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) exijam da concessionária, no prazo de dez dias, o cumprimento das obrigações assinadas no contrato em vigor, sob pena de multa diária de R$ 100 mil. O Ministério Público propõe, como medida alternativa, a redução proporcional do valor do pedágio até que a estrada esteja em pleno funcionamento, sob pena de multa diária de R$ 100 mil pelo descumprimento da ordem.      

veja também