O Supremo Tribunal Federal (STF) fixou a pena do ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares em 8 anos e 11 meses de prisão

O Supremo Tribunal Federal (STF) fixou a pena do ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares em 8 anos e 11 meses de prisão

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:09

iG São Paulo

STF concluiu a dosimetria do núcleo político do PT; Dirceu teve pena de 10 anos e 10 meses de prisão e Genoino, de 6 anos e 11 meses

O Supremo Tribunal Federal (STF) fixou a pena do ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares em 8 anos e 11 meses de prisão: 2 anos e 3 meses pelo crime de formação de quadrilha e 6 anos e 8 meses por corrupção ativa no pagamento a parlamentares no processo do mensalão. O ex-ministro José Dirceu foi condenado a 10 anos e 10 meses de prisão pelos mesmos crimes.

O ex-presidente do PT José Genoino cumprirá pena de 6 anos e 11 meses de prisão: 2 anos e 3 meses pelo crime de formação de quadrilha e 4 anos e 8 meses por corrupção ativa no episódio de compra de votos de parlamentares. As penas ainda são provisórias. No caso do ex-presidente do partido, se a somatória for mantida, ele deve cumprir a pena em regime semi-aberto. A dosimetria definitiva e o regime de cumprimento serão decididos no final do julgamento.

Antes da definição da pena de Delúbio, a sessão havia sido suspensa para um intervalo de 30 minutos devido à ausência do revisor Ricardo Lewandowski. O ministro deixou o plenário após um bate-boca com o relator Joaquim Barbosa.

A decisão de Barbosa de fixar hoje as penas dos integrantes do núcleo político do esquema foi o que provocou novo embate com Lewandowski. O revisor se disse surpreendido e reclamou. O relator acusou Lewandowski de fazer \"joguinho\" e obstruir a votação. Irritado, o revisor se retirou do plenário e não retornou até o intervalo.

*Com Agência Estado


Continue lendo...

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições