O STF concluiu nesta segunda-feira a dosimetria do núcleo do PT no julgamento do mensalão

O STF concluiu nesta segunda-feira a dosimetria do núcleo do PT no julgamento do mensalão

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:09

Dirceu cumprirá pena de mais de 10 anos de prisão e Delúbio mais de 8 anos; Genoino foi condenado a quase 7 anos em regime semiaberto; sessão foi marcada por novo bate-boca

O STF (Supremo Tribunal Federal) concluiu nesta segunda-feira a dosimetria do núcleo do PT no julgamento do mensalão, cujas penas juntas ultrapassam 25 anos. Por enquanto, o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu cumprirá 10 anos e 10 meses de prisão e terá de pagar uma multa de mais de R$ 600 mil pelos crimes de formação de quadrilha e corrupção ativa; o ex-presidente do PT José Genoino, 6 anos e 11 meses de prisão em regime semiaberto; e o ex-tesoureiro Delúbio Soares, 8 anos e 11 meses de prisão também pelos mesmos crimes.

O relator do processo do mensalão, Joaquim Barbosa, mudou a ordem da votação da dosimetria dos réus condenados e iniciou a análise do núcleo político, e não do núcleo financeiro como havia anunciado na semana passada. A alteração provocou mais um bate-boca com o revisor Ricardo Lewandowski, que ficou irritado com a “surpresa”.

\"Vossa Excelência toda hora traz uma surpresa. Está surpreendendo a Corte e a todo mundo\", disse o revisor. Barbosa reagiu: \"A surpresa que está havendo é a lentidão, esse joguinho. Lewandowski reclamou da insinuação. Barbosa acusou o colega de obstruir o julgamento para tentar atrasá-lo. \"Eu é que estou surpreendido com a ação de obstrução de Vossa Excelência. Leu até artigo de jornal\", disse o relator.

Irritado, Lewandowski deixou o plenário e não retornou nem mesmo durante a dosimetria do ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares, da qual ele participa por ter condenado o réu. Ele também não estava presente no plenário durante o cálculo das penas atribuídas a Dirceu e Genoino, mas como absolveu os dois réus, não participaria da atribuição de penas.

Barbosa afirmou que decidiu iniciar o núcleo político \"por ser pequeno e ter apenas seis penas\".

Núcleo publicitário

Antes de definir a pena de Dirceu, o STF conclui a dosimetria de Simone Vasconcelos, ex-diretora da SMP&B, agência de Marcos Valério. A somatória das penas chegou a 12 anos, 7 meses e 20 dias. Essa pena corresponde às punições para três crimes: 5 anos, por lavagem de dinheiro; 3 anos, 5 meses e 20 dias, por evasão de divisas; e 4 anos e 2 meses, por corrupção ativa.

Nessa conta, está excluída a pena de 1 ano e 8 meses de prisão pelo crime de formação de quadrilha, porque a pena para esse delito prescreveu. Com essa punição, Simone Vasconcelos vai cumprir a pena de cadeia em regime inicialmente fechado.

*Com Reuters e Agência Estado

Continue lendo...

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições