Perfuração pode ter causado hecatombe, diz delegado

Perfuração pode ter causado hecatombe, diz delegado

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:14

AE

Fábio Scliar afirma que vazamento reforça a teoria de que poço não poderia ter sido perfurado naquele local

selo

O delegado de Meio Ambiente e Patrimônio Histórico da Polícia Federal (PF), Fábio Scliar, afirmou hoje que o último vazamento no bloco operado pela Chevron no Campo do Frade, no Rio de Janeiro, é decorrente do acidente de novembro passado, quando vazaram milhares de litros de óleo no mar. Segundo ele, a empresa pode ter falhado ao escolher o local da perfuração. "Essa perfuração deve ter causado uma hecatombe em volta do poço, com uma série de microfissuras. E o óleo está pressionando para sair", afirmou Scliar. Segundo ele, o vazamento, embora pequeno, reforça a tese de que o poço não poderia ter sido perfurado em uma formação rochosa mais recente, e, portanto, mais frágil. "Provavelmente este é um problema de gestão de reservatório que tem a ver com a pressão", afirmou John Forman, geólogo e um dos maiores consultores em petróleo do País. Com a ligação dos casos, a PF manterá o mesmo inquérito já aberto após o vazamento de novembro, e que agora está no Ministério Público para avaliação. O MP pode posteriormente oferecer uma denúncia, que seguiria para o Judiciário. Foram indiciados Chevron, a Transocean e mais 15 pessoas físicas.

Leia mais:
Ibama deve terminar hoje relatório sobre vazamento na bacia de Campos
ANP quer mais dados para suspensão de produção da Chevron

A Chevron contabilizou nesta semana apenas cinco litros vazados. O acidente ocorreu no último dia 4 e foi comunicado à Agência Nacional do Petróleo (ANP) cerca de dez dias depois. As regras da ANP determinam que a comunicação deve ser imediata e a Chevron pode ser autuada pela falha. Além disso, a decisão de parar de produzir também pode levar a uma autuação. A ANP informou ontem via assessoria de imprensa que a Chevron precisa apresentar justificativas técnicas para a parada, que precisa de autorização do órgão, não bastando apenas a notificação pela empresa.

Entenda o caso:
ANP diz que há novo vazamento da Chevron na Bacia de Campos
Para Ibama, trata-se de uma ocorrência natural
Minc afirma que faltou transparência por parte da Chevron

Advogado especialista em Direito Ambiental, o sócio do Vieira Rezende Advogados Carlos Maurício Ribeiro afirma que é possível uma condenação - em tese inclusive por prisão - pela Lei de Crimes Ambientais. Mas para uma condenação, diz, seria necessário provar que houve negligência, imperícia ou imprudência, que são os elementos formadores da culpa ou dolo. "Houve um problema de pressão do reservatório, isso não significa que tenha havido um erro. É preciso provar que claramente houve falha para que seja possível uma condenação", afirmou.


Continue lendo...

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições