Período de chuvas: notebooks também precisam de atenção

Período de chuvas: notebooks também precisam de atenção

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:30

Usuários precisam ficar atentos, pois estes equipamentos também exigem atenção contra as variações da rede elétrica

Pesquisas realizadas pelo Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) e pela Nasa (agência espacial norte-americana) confirmam que o Brasil é o país com a maior incidência de raios no mundo. Segundo dados do satélite Optical Transient Detector (OTD), todos os anos, entre 50 e 70 milhões de raios incidem no País.

De acordo com Ivair Rodrigues, diretor do instituto de pesquisas IT Data (http://www.itdata.com.br), estes dados também servem de alerta para usuários de notebooks, que precisam estar atentos às prováveis avarias provocadas pelas oscilações de energia e descargas elétricas, muito frequentes na época das chuvas. "Diferente do que muitos pensam, notebooks também precisam ser protegidos contra variações da rede elétrica que podem queimar suas fontes. E como o equipamento pode sair de linha, dificultando a reposição de peças, é interessante investir em equipamentos de proteção de energia", indica.

No início deste ano, o IT Data divulgou uma pesquisa que apontou os notebooks como os grandes campeões de vendas no Brasil, em 2008 - ao lado de televisores LCD. Segundo o estudo, baseado apenas no mercado formal, mais de quatro milhões de notebooks foram vendidos no ano passado. E, somente no último trimestre de 2008, as vendas superaram a marca de um milhão de unidades, um crescimento 42% superior em relação ao mesmo período de 2007.

Rodrigues diz que  os notebooks ganharão ainda mais adeptos em 2009, pois a pesquisa aponta os notebooks com tamanho reduzido como a grande tendência para este ano, especialmente com a chegada de modelos de marcas como Intelbras, Itautec, LG e Semp Toshiba.

O executivo lembra que a utilização de sistemas para proteção de energia também impede a perda da configuração de roteadores wireless, por exemplo, bem populares entre usuários desses computadores. "A cada queda de energia, os roteadores podem ser desconfigurados e exigir manutenção profissional. Por isso, é melhor utilizar um estabilizador de tensão para evitar avarias e gastos desnecessários", alerta.

Malú Banzato Fantini, gerente de Trade Marketing da SMS Tecnologia Eletrônica (www.sms.com.br ), enfatiza que os problemas com a rede elétrica afetam equipamentos durante todo o ano. Porém, nesta época, a frequente incidência de tempestades e raios faz com que os usuários fiquem mais atentos à proteção de seus equipamentos informática, áudio e vídeo. "Adquirir um estabilizador ou nobreak exige um investimento muito pequeno, se comparado aos prejuízos gerados pelas oscilações da rede elétrica", garante.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições