MENU

Pescador conta como encontrou embarcação que pode ter 300 anos

Pescador conta como encontrou embarcação que pode ter 300 anos

Atualizado: Quinta-feira, 16 Setembro de 2010 as 10:24

O pescador Sidnei Aparecido de Souza contou como encontrou, na semana passada, em um afluente do Rio Tietê, a embarcação possivelmente construída há 300 anos que pode ter pertencido às expedições bandeirantes que deixavam Porto Feliz em direção ao Centro-Oeste do país.

Desde a descoberta, funcionários da prefeitura  fazem o trabalho de retirada e estudam uma forma de preservar a embarcação.

"Fui escavando, escavando. Vi que era feito pelo homem mesmo. Não sabia se era um cocho, uma canoa ou um batelão", afirmou o pescador. Foram necessários 13 homens para limpar a área em torno da embarcação, possivelmente construída a partir de um tronco de árvore, com 8,4 metros de comprimento e duas toneladas.

O historiador Jonas Soares de Souza, de Itu, a 101 km da capital, foi chamado para fazer uma primeira avaliação e, dependendo do que for constatado, a prefeitura adotará outras medidas para preservar a embarcação.

A possibilidade de que seja uma embarcação usada pelos bandeirantes é muito grande, porque era de Porto Feliz que as bandeiras partiam em direção a Cuiabá (MT) em busca de ouro.

veja também