Pesquisa aponta São José do Rio Preto, SP, como 5ª melhor do Brasil

Pesquisa aponta São José do Rio Preto, SP, como 5ª melhor do Brasil

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:20

São José do Rio Preto, SP, é quinta melhor cidade para se viver no Brasil (Foto: Alan Schneider / G1)  

O jargão “Orgulho de ser rio-pretense” invadiu a internet e as redes sociais na última semana. Todos eles em referência ao resultado da pesquisa do Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM), divulgado pela Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan), onde São José do Rio Preto foi considerada a 5ª melhor cidade do país para morar.

A Firjan acompanha a evolução socioeconômica dos 5.564 municípios brasileiros. O Estado de São Paulo tem os níveis mais altos de desenvolvimento, com 68 cidades entre os 100 maiores resultados.

A pesquisa é baseada nos setores de educação, saúde e emprego, por meio de estatísticas oficiais dos municípios, divulgadas pelos Ministérios do Trabalho, Educação e Saúde. São José do Rio Preto caiu duas posições em relação a última pesquisa, realizada em 2008. Segundo dados, a situação dos municípios paulistas é favorável em relação às cidades brasileiras, sendo que 642 municípios (99,5%) apresentam IFDM moderado ou alto (acima de 0,6 pontos) e 334 (51,8%) estão em situação confortável.

O índice varia de 0 (mínimo) a 1 (máximo) para classificar o nível de cada localidade. Os critérios de análise estabelecem quatro categorias: baixo (de 0 a 0,4), regular (0,4001 a 0,6), moderado (de 0,6001 a 0,8) e alto (0,8001 a 1) desenvolvimento. Rio Preto atingiu a marca de 0,9202. Barueri, que está em primeiro lugar, no ranking soma 0,9303 pontos.

Entre 10 cidades paulistas de menor Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal em 2009, apenas duas já faziam parte das piores no ano anterior: Bom Sucesso de Itararé (que subiu da penúltima posição para a 636ª) e Areias (subiu de 643ª para 641ª). Os demais passaram a integrar esse grupo por conta do fraco desempenho nas questões emprego e renda.        

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições