MENU

Pesquisa fragiliza palanques de José Serra

Pesquisa fragiliza palanques de José Serra

Atualizado: Sexta-feira, 25 Junho de 2010 as 10:14

A liderança de Dilma Rousseff (PT) na última pesquisa CNI/Ibope enfraqueceu ainda mais a já fragilizada costura de alianças de José Serra (PSDB) nos Estados.

Santa Catarina é um exemplo: sob pressão do comando nacional, o PMDB local (até então fechado com PSDB e DEM) definirá seu futuro amanhã em uma convenção.

No Estado, parte do PMDB cogita lançar candidato próprio, desmontando o palanque de Serra. Na quarta-feira, o ex-governador e candidato ao Senado Luiz Henrique Silveira avisou Serra que levaria a disputa à convenção.

''Esse Sul está um horror'', disse o presidente do PSDB-SC, Beto Martins. Ele se referia também ao Paraná. Após flertar abertamente com o PSDB, Osmar Dias (PDT) não descarta concorrer ao governo do Estado aliado ao PT.

Prometeu anunciar sua decisão ontem, mas adiou para hoje. Segundo o senador Alvaro Dias (PSDB), a resposta de seu irmão depende da escolha do vice de Serra: Alvaro diz que Osmar condiciona o apoio a Serra à sua escolha para vice na chapa.

''Osmar vai esperar até amanhã [hoje]. Já está tudo montado para ele concorrer ao governo'', diz o tucano.

O desempenho de Dilma também teve reflexo no PP. Aliado de Lula, o PP chegou a discutir a hipótese de aliança formal com o PSDB quando Serra liderava as pesquisas, mas nesta semana optou pela neutralidade. No dia 7 de julho, o partido vai anunciar apoio informal a Dilma.

''É melhor fazer desta forma para evitar ter que fazer intervenção em um ou outro Estado'', disse o presidente do partido, senador Francisco Dornelles (RJ). Segundo o deputado Ciro Nogueira (PP-PI), a maioria defendia a aliança formal com Dilma, mas Dornelles barrou a convocação da convenção.

Ainda ontem, a campanha de Serra tentava desatar nós em Sergipe - onde o DEM reclama da resistência do ex-governador Albano Franco a uma aliança-- e no Pará - onde o ex-governador Simão Jatene tenta evitar a candidatura do DEM ao Senado.

veja também