Pesquisa indica que Dilma representa continuidade e Serra, experiência

Pesquisa indica que Dilma representa continuidade e Serra, experiência

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:25

A pesquisa CNT/Sensus divulgada nesta segunda-feira mostra que a presidenciável Dilma Rousseff (PT) representa, para a maioria dos eleitores (54,6%), a continuidade das políticas econômicas e sociais do governo Luiz Inácio Lula da Serra.

Nesse quesito, José Serra (PSDB) foi mencionado por 25,9% dos eleitores, enquanto Marina Silva (PV) foi lembrada por 5,9%.

Em contrapartida, o tucano lidera a preferência dos eleitores no que diz respeito à maior capacidade e experiência administrativa para governar o país. O tucano foi lembrado por 46,1% dos eleitores, enquanto Dilma por 33,1%. Marina volta a aparecer em terceiro lugar, lembrada por 6,9% dos eleitores no que diz respeito à sua capacidade de governar o país.

Principal bandeira de Dilma, o PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) é conhecido por 50,9% dos brasileiros. A pesquisa mostra que, apesar de Dilma ser conhecida como a ''mãe do PAC'', por ter implantado o programa no governo federal, 46,6% dos eleitores não ouviram falar nas ações do programa.

A maioria dos brasileiros respondeu, porém, estar disposta a votar no candidato do presidente Lula para que os programas implantados no seu governo tenham continuidade.

Para o diretor do Instituto Sensus, Ricardo Guedes, Dilma leva ''forte vantagem'' sobre Serra apesar de estarem ''tecnicamente empatados'' --uma vez que a petista vai se beneficiar do legado de Lula na área social e econômica.

''O conjunto é muito favorável a ela. O país vive um momento de boas condições sociais e econômicas. Claro que o processo eleitoral não está definido, mas a continuidade pode influenciar os votos'', afirmou Guedes.

A pesquisa também mostra que 31,9% dos brasileiros desconhecem quem receba benefícios do governo federal, como o Bolsa Família e o Vale Gás. No total, 50,4% responderam que conhecem pessoas beneficiadas pelos programas sociais do governo Lula, enquanto 13% não responderam.

Confiança

O nível de satisfação dos brasileiros com o governo federal cresceu, de acordo com a CNT/Sensus. No mês em que o governo Lula bateu mais um recorde de popularidade, a pesquisa mostra que 50,6% dos entrevistaram aumentaram o seu nível de satisfação com o Estado. Outros 16,3% responderam que sua satisfação reduziu, enquanto 32,5% se mantiveram neutros.

A pesquisa foi realizada entre os dias 10 e 14 de maio, em 136 municípios de 24 Estados. Foram ouvidas 2.000 pessoas. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, para mais ou para menos. A CNT/Sensus foi registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) com o número 11.548/2010.

Por Gabriela Guerreiro

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições