Pesquisa mostra comportamento de pedestres e motoristas em SP

Pesquisa mostra comportamento de pedestres e motoristas em SP

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:44

Uma pesquisa feita pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) em quatro cruzamentos do centro expandido da cidade de São Paulo mostra que o respeito à faixa de pedestres por parte dos motoristas ainda é muito pequeno. Apenas 10,4% dos condutores respeitaram a prioridade do pedestre quando estavam fazendo uma conversão e alguém tentava atravessar a rua – 89,6% não esperaram e passaram direto.

Quando os pesquisadores perguntaram para os motoristas se eles respeitavam a faixa de pedestres, a maioria disse que sim – 76,8%. Quando a pergunta foi feita para os pedestres, o resultado foi mais parecido com o que o levantamento já tinha percebido – 69,5% dos pedestres disseram que se sentem desrespeitados pelos motoristas.

A maior parte dos motoristas que não respeita a faixa de pedestres diz que faz isso para evitar o risco de uma batida quando há outro carro seguindo pela via. Outro problema ressaltado pelo levantamento é a falta do uso de seta. De 12.328 veículos observados, apenas 68,3% dos motoristas ligaram a seta para sinalizar seu caminho. Os condutores são mais cuidadosos com a sinalização quando estão em uma avenida movimentada e vão virar para uma rua mais tranquila.

Os pedestres são as principais vítimas de acidentes de trânsito na cidade. Em 2010, 630 pessoas morreram atropeladas. O número de vítimas de acidentes que estavam em carros, motos ou caminhões é bem menor.      

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições