Pesquisa mostra que benevolência é o valor mais importante para o Brasil

Pesquisa mostra que benevolência é o valor mais importante para o Brasil

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 3:24

Uma pesquisa feita com mais de 500 mil brasileiros revelou que o valor mais importante para quem mora aqui é a benevolência, ou seja, o espírito solidário, a vontade de ajudar o outro.

Quando se fala de valores, o mais importante pra nós, brasileiros, é benevolência, a boa vontade para ajudar alguém, mas será que é assim na prática? O Jornal Hoje fez quatro testes no centro do Rio.

Uma atriz tenta entrar numa loja carregando caixas. Não demorou muito e nas duas tentativas dois homens pararam para abrir a porta pra ela.

E se o carro enguiça no meio da rua? Rapidamente apareceram três pessoas para consertar o defeito.

No ranking da ONU, os brasileiros deram notas para os valores que mais prezam. Os três mais bem colocados foram: bem estar do próximo, bem estar da humanidade e natureza, estabilidade social - segurança.

De volta ao teste, uma frustração. A atriz Beatriz Cortez simulou ser uma turista, mesmo com mapa, mala, e cara de perdida, ninguém parou pra dar orientação. "Teve até hora em que eu achei que a pessoa fosse me ajudar. Teve uma moça que passou do meu lado e eu pensei ‘essa vai’ e nada. Fiquei impressionada", conta.

Quando ela simula deixar cair papeis no chão é ajudada prontamente. Nas cinco vezes.

A pesquisa mostrou que na opinião dos brasileiros, a família é a maior responsável de ensinar estes valores. "É criação de família, eu acredito que isso é importante. Bom trabalho pra vocês", disse o rapaz.

Segundo a pesquisa da ONU o último valor citado pelos brasileiros foi o poder.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições