Pesquisa mostra quem são os moradores de rua de SP

Pesquisa mostra quem são os moradores de rua de SP

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:21

A Prefeitura de São Paulo realiza uma pesquisa que busca identificar as pessoas em condição de rua na capital paulista. Na noite de quinta-feira (10), pesquisadores da Secretaria de Assistência Social fizeram mais uma etapa do terceiro censo de moradores de rua. Para levantar os dados, 180 profissionais foram mobilizados.

Segundo Rodrigo de Almeida, coordenador da pesquisa, os pesquisadores se dirigem a pontos predeterminados. "A gente monta um quadro de referência que permite que tenhamos roteiros previamente estabelecidos para coletar os dados em campo”, disse.

Nessa quinta, a pesquisa foi no Centro de São Paulo, uma das regiões de maior concentração de moradores de rua. Cada equipe de até 12 pessoas trabalha à noite e de madrugada, quando os moradores de rua já estão se juntando para dormir.

Para Natália Oliveira, estudante de sociologia que está participando pela primeira vez de uma pesquisa como essa, a experiência é muito positiva. “Eu tenho descoberto muito sobre a realidade do pessoal em condição de rua. Tem uma série de coisas que fazem a gente desmontar esses mitos que nós temos na cabeça”, afirma Natália.

O resultado desse levantamento sai em dezembro deste ano. Depois disso, em um segundo momento, os moradores de rua responderão questões sócio-econômicas. O resultado da segunda etapa sai em fevereiro de 2012.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições