Pesquisadores encontram submarino afundado na 2ª Guerra Mundial em SC

Pesquisadores encontram submarino afundado na 2ª Guerra Mundial em SC

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:34

Equipe de pesquisadores analisam dados em

computador de veleiro em SC (Foto: Divulgação/

Família Schurmann)     Pesquisadores do Instituto Kat Schurmann e da Universidade do Vale do Itajaí (Univali) afirmaram que localizaram, na noite desta quinta-feira (14), o submarino alemão, prefixo U513, afundado na costa catarinense desde 19 de julho de 1943, durante a 2ª Guerra Mundial. Ainda de acordo com a equipe, esta é a primeira embarcação encontrada entre as 11 que foram afundadas no mar brasileiro no período da guerra.

Segundo Rafael Medeiros Sperb, pesquisador do CTTMar/Univali, que ainda está embarcado no veleiro Aysso, o encontro do submarino tem importância histórica. "Estamos felizes com o feito, mas ainda falta muita água até chegarmos em solo. Tudo vai depender do vento", disse ele ao G1.

Ainda segundo a Univali, o submarino é procurado por pesquisadores há cerca de dois anos. O encontro do submarino é resultado do convênio de cooperação para localização da embarcação entre o do Instituto Kat Schurmann e a Fundação Universidade do Vale do Itajaí.

A operação de prospecção oceanográfica começou no sábado (9) e deveria durar até sábado (16), mas o retorno da equipe foi antecipada em virtude do encontro do submarino.

De acordo com Sperb, a embarcação foi encontrada nas proximidades de São Francisco do Sul (SC), por volta das 22h desta quinta-feira. O submarino está encalhado a 75 metros de profundidade.

Segundo o pesquisador, foram afundados 11 submarinos alemães durante a 2ª Guerra Mundial em águas brasileiras. Vários grupos de arqueologia subaquática desenvolvem pesquisa para encontrar dados e informações sobre os locais dos naufrágios.     Equipes retiram equipamento que registrou imagens do submarino do fundo do mar no litoral de SC

 (Foto: Divulgação/Família Schurmann)

Equipes retiram equipamento que registrou imagens do submarino do fundo do mar no litoral de SC

 (Foto: Divulgação/Família Schurmann)

Pesquisadores colocam equipamento no mar para localizar submarino alemão

(Foto: Divulgação/Família Schurmann)

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições