Pesquisadores franceses e brasileiros discutem a Amazônia em Belém

Pesquisadores franceses e brasileiros discutem a Amazônia em Belém

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:29

No Ano da França no Brasil, pesquisadores dos dois países reúnem-se em Belém para discutir a cooperação franco-brasileira na gestão ambiental na Amazônia. O Colóquio sobre a Cooperação Franco-Brasileira na Amazônia será realizado entre os dias 13 e 14 de agosto, no Museu Goeldi, em Belém. O evento tem como objetivo difundir os resultados dos principais projetos realizados no âmbito da cooperação franco-brasileira na Amazônia nos últimos cinco anos.

"A parceria entre a França e o Brasil abrange todas as áreas do conhecimento humano e todas as regiões do País. A Amazônia, é claro, não poderia ficar de fora. Pedra angular da gestão ambiental mundial, a Amazônia tem sido um dos grandes focos da cooperação entre os dois países nos últimos cinco anos. Este seminário irá rever as políticas, avaliar resultados e estabelecer os novos desafios", destacou o diretor de Relações Internacionais do Ministério da Cultura, Marcelo Dantas.

No evento, estarão reunidos representantes do governo brasileiro, como o Ministério do Meio Ambiente, e de organismos como o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Instituto de Pesquisas Ecológicas (IPE), Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), entre outros. Do lado francês, estarão presentes representantes da Embaixada da França, Centro de cooperação internacional em pesquisa agronômica pelo desenvolvimento (CIRAD), Instituto de Pesquisa para o Desenvolvimento (IRD), Fundação de Pesquisa sobre a Biodiversidade (FRB), entre outros.

As relações bilaterais entre o Brasil e a França são amparadas pelo Acordo de Cooperação Técnica e Científica, de 16 de janeiro de 1967 e contemplam a implementação de projetos nas áreas de Administração Pública, Agricultura, Políticas e Dinâmicas Urbanas, Meio Ambiente e Saúde. Em 25 de maio de 2006, os presidentes do Ibama, CIRAD e do IRD assinaram uma carta de intenção, na qual ressaltaram a importância da pesquisa científica para o desenvolvimento sustentável da Amazônia e a necessidade de se fortalecerem os laços de cooperação entre os dois países na região.

O Colóquio sobre a Cooperação Franco-Brasileira será realizado algumas semanas antes da visita oficial do presidente da República Francesa, Nicolas Sarkozy, no dia 7 de setembro. Seus resultados poderão subsidiar as discussões do primeiro "comitê misto de coordenação" do protocolo de cooperação entre os dois países, assinado em dezembro de 2008, sobre o desenvolvimento sustentável do bioma amazônico.

Serviço: Colóquio sobre a Cooperação Franco-Brasileira na Amazônia

Data: 13 a 14 de agosto

Museu Goeldi

Av. Magalhães Barata, 376 - São Braz - Belém

Os patrocinadores do Ano da França no Brasil ( http://anodafrancanobrasil.cultura.gov.br/ ) são:

Comitê dos patrocinadores franceses:

Accor, Air France, Alstom, Areva, Caixa Seguros, CNP Assurance, Câmara de Comércio França-Brasil, Dassault, DCNS, EADS, GDF SUEZ, Lafarge, PSAPeugeot Citroën, Renault, Saint -Gobain, Safran, Thales, Vallourec.

Patrocinadores brasileiros:

Banco Fidis, Bradesco, BNDES, Caixa Econômica Federal, Centro Cultural Banco do Brasil, Correios, Eletrobrás, Fiat, Gol, Grupo Pão de Açúcar, Infraero, Oi, Petrobras, Santander, Serpro.

Parceria e realização:

TV5, Ubifrance, Aliança Francesa, CulturesFrance, Republique Française,TV Brasil, Ministério das Relações Exteriores, Ministério da Cultura, Governo Federal do Brasil, SESC, SESC SP.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições