Petista quer que Lula e FHC discutam reforma política na Câmara

Petista quer que Lula e FHC discutam reforma política na Câmara

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 9:43

A Comissão criada para discutir a reforma política na Câmara dos Deputados estuda convidar os ex-presidentes da República Luiz Inácio Lula da Silva e Fernando Henrique Cardoso para uma audiência pública. O relator na comissão, deputado Henrique Fontana (PT-RS), disse que o debate, se acontecer, deve ser marcado para meados de junho, na última reunião do colegiado antes da aprovação do parecer final sobre a matéria.

Convocado pelo PT, Lula prometeu ao partido se engajar nas discussões para a realização da reforma política. Ele foi escalado pela sigla para debater o tema com outros partidos e entidades da sociedade civil.

O Congresso discute desde o início do ano mudanças no processo eleitoral. Na semana passada, o Senado aprovou um texto sobre o tema mas, sem consenso, ainda precisa analisar 11 matérias para tirar a reforma do papel.

As propostas reúnem os pontos aprovados pela comissão que discutiu a reforma nos últimos dois meses, mas os próprios integrantes admitem que muitos vão sofrer 'mudanças radicais' ao longo da tramitação --com risco de não serem aprovados.

Na Câmara, Fontana adiantou que seu parecer deve prever o financiamento público de campanha e o voto proporcional misto, no qual o eleitor votaria duas vezes: uma na lista partidária e outra no candidato da sua preferência. Dessa forma, metade dos deputados seria eleita pela lista e a outra metade pelo voto nominal.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições