MENU

Petrobras anuncia nova descoberta na Bacia de Santos

Petrobras anuncia nova descoberta na Bacia de Santos

Atualizado: Sexta-feira, 23 Maio de 2008 as 12

A Petrobras anunciou no último dia 21 mais uma descoberta em águas ultra-profundas da camada pré-sal da Bacia de Santos. A descoberta pelo consórcio formado pela Petrobras, a Shell e a portuguesa Galp Energia foi no poço pioneiro no bloco BM-S-8.

Em nota, a Petrobras informa que "análises preliminares indicam que a densidade do petróleo está entre 25 e 28 ºAPI - comparável à de outras descobertas do pré-sal da Bacia de Santos".

De acordo com a Petrobras, o poço está localizado a cerca de 250 quilômetros da costa do estado de São Paulo, em águas onde a profundidade é de 2.139 metros.

O consórcio prepara o Plano de Avaliação de Descoberta, que será encaminhado à Agência Nacional do Petróleo (ANP).

O petróleo descoberto na área conhecida como Bem-Ti-Vi é leve - portanto de melhor qualidade -, o que aumentou a importância da descoberta, uma vez que o país é auto-suficiente em petróleo pesado, mas ainda é obrigado a importar petróleo leve para fazer a mistura durante o processo de refino.

O poço encontra-se a uma profundidade de 6.773 metros e foi comprovado pela análise de amostras do petróleo por meio de teste de formação em reservatórios situados a cerca de seis mil metros de profundidade.

veja também