Petrobras reportou vazamentos de óleo no Rio e Ceará

Petrobras reportou vazamentos de óleo no Rio e Ceará

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:13

O Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) informou em nota que recebeu comunicação da Petrobras sobre dois vazamentos, um na Bacia de Santos, próximo ao Rio de Janeiro, e um no Ceará.

Na Bacia de Santos, conforme a nota divulgada nesta segunda (2), aproximadamente dez litros de água oleosa vazaram do convés do navio-plataforma Cidade de Santos para o mar. O Cidade de Santos, que opera nos campos de Uruguá e Tambaú, na Bacia de Santos, a 160 quilômetros da costa do estado de São Paulo, é do tipo FPSO (Floating Production, Storage and Offloading --sigla em inglês para Unidade Flutuante de Produção, Armazenamento e Transferência de óleo). O navio-plataforma é operado pela empresa Modec.

De acordo com as informações do Ibama, "o pessoal a bordo conseguiu visualizar pequenas feições, sendo a maior com dimensões aproximadas de cinco por dois metros, nas proximidades do navio, variando do brilho prateado para o brilho arco-íris”. A mancha apresentaria “baixíssima espessura, não sendo passível de operação de contenção e recolhimento, havendo a possibilidade apenas de dispersão mecânica”.

No Ceará, o vazamento de petróleo cru ocorreu no Campo de Atum 2, localizado em Paracuru, litoral oeste do Estado, ainda conforme nota do Ibama do u´ltimo dia 30. Um furo no duto de escoamento da Atum 2 para a Plataforma Xaréu 3 teria sido a origem do vazamento.

Ainda segundo o Ibama, a Petrobras informou que a produção de óleo e gás foi interrompida, bem como o escoamento de petróleo entre as plataformas. A estatal informou ao instituto que foi feita a despressurização do duto, e uma embarcação de resposta à emergência fez a dispersão mecânica do óleo no mar.

Procurada pela reportagem do G1, a Petrobras confirmou a comunicação ao Ibama, mas não forneceu mais detalhes sobre os vazamentos.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições