PF apreende 12 aeronaves na região de Ribeirão Preto, SP, em 5 anos

PF apreende 12 aeronaves na região de Ribeirão Preto, SP, em 5 anos

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 9:22

A ação da Polícia Federal em Pontal, no interior de São Paulo, que interceptou um avião carregado com equipamentos eletrônicos contrabandeados só foi possível graças a um treinamento dos policiais. Nos últimos cinco anos, 12 aeronaves foram apreendidas pela PF na região de Ribeirão Preto, por usarem a chamada “rota caipira”.

Todos os aviões sem prefixo que sobrevoam os canaviais de Ribeirão Preto são investigados. A “rota caipira” é usada para o transporte de drogas e contrabando. As aeronaves decolam do Paraguai, Bolívia ou Colômbia e pousam no Sul de Minas Gerais ou no Norte de São Paulo.

“A região de Ribeirão Preto enfrenta o tráfico de droga e o contrabando com o uso de aeronaves. Isso nos permitiu desenvolver um ‘know how’ e um conhecimento específico para os policiais que aqui atuam”, afirma delegado Edson Geraldo de Souza, da PF. Ação em Pontal

Um vídeo gravado de dentro do carro da Polícia Federal registrou a perseguição para que o avião não decolasse. “Vou bater na asa, vou bater na asa, não atira não", disse um policial. A perseguição aconteceu na pista de um canavial. O pequeno avião havia pousado com o carregamento roubado.

Os criminosos tentaram decolar quando viram os federais. A perseguição continuou até que a aeronave rodopiou na pista e parou. O vidro da frente do carro da polícia ficou destruído após a batida.

A investigação durou cerca de um mês. O piloto do avião foi preso em flagrante. Outros quatro integrantes da quadrilha também foram detidos pela polícia. O avião levava 114 computadores portáteis, impressoras e câmeras. A carga foi avaliada em R$ 200 mil.

As caixas dos produtos tinham códigos tinham códigos que serão usados para identificar os receptadores. “O piloto recebeu voz de prisão bem como os demais auxiliares do grupo criminoso”, explicou o delegado Lindinalvo de Almeida Filho, da PF. No total, cinco pessoas foram detidas.

A Polícia Federal informou que o mesmo avião foi usado no transporte de drogas até Poços de Caldas (MG).        

Fointe: G1

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições