MENU

PF e Receita cumprem 17 mandados de prisão em operação em 8 estados

PF e Receita cumprem 17 mandados de prisão em operação em 8 estados

Atualizado: Terça-feira, 28 Junho de 2011 as 11:10

A Polícia Federal, em ação conjunta com a Receita Federal, realiza uma megaoperação em vários estados nesta terça-feira (28) para desarticular duas quadrilhas acusadas de importar mercadorias de maneira irregular e remeter divisas ao exterior ilegalmente. A estimativa é que os cofres públicos tenham deixado de recolher R$ 1,4 bilhão devido à ação dos criminosos. A ação, chamada de Operação Pomar, mobiliza 301 policiais federais e 136 auditores da Receita Federal.

O cumprimento de 17 mandados de prisão e 67 de busca e apreensão, expedidos pela 2ª Vara Criminal Federal da Seção Judiciária de São Paulo, acontece em oito estados: São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Alagoas, Espírito Santo, Rondônia, Mato Grosso do Sul, Goiás e Distrito Federal. Até as 10h desta terça, a PF ainda não havia informado o número de presos.

Durante quatro anos de investigação, a PF e a Receita observaram a utilização pelas quadrilhas de dezenas de pessoas jurídicas com capacidade econômico-financeira incompatível com as transações que realizavam. As organizações criminosas utilizariam os “laranjas” para constituir empresas, realizar operações ilegais e remeter ao exterior os valores arrecadados.

A mercadoria, que entrava no país por diversos portos, era trazida para a cidade de São Paulo e armazenada em depósitos, a partir dos quais era distribuída. Os suspeitos podem ser indiciados pelos crimes de descaminho, sonegação fiscal, formação de quadrilha, falsidade ideológica, evasão de divisas e lavagem de dinheiro.        

veja também