PF e Receita desarticulam esquema de caixa 2 em empresas

PF e Receita desarticulam esquema de caixa 2 em empresas

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:06

A Polícia Federal e a Receita Federal deflagram nesta quinta-feira uma operação para desarticular um esquema de formação de caixa dois em grandes empresas a partir de contratos de patrocínio esportivo. A PF calcula que o esquema movimentou cerca de R$ 50 milhões. O dinheiro seria utilizado para financiar corrupção de funcionários públicos, sonegação fiscal e evasão de divisas.

De acordo com a Receita, as investigações começaram a partir de denúncias de que as empresas firmariam contratos de patrocínio fictícios para o acúmulo de recursos sem registro na contabilidade, o chamado caixa dois. Eram feitos falsos contratos com grandes empresas, em nome de federações esportivas ou laranjas, que repassavam "vultosos pagamentos a título de patrocínio". Os recursos eram sacados e grande parte devolvida às pagadoras.

São cumpridos 32 mandados de busca e apreensão e nove mandados de prisão no Ceará, São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná. A Operação Podium é um trabalho conjunto dos dois órgãos e começou há um ano. Cerca de 80 servidores da Receita e 160 policiais federais cumprem os mandados nos Estados.    

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições