MENU

PF faz operação contra fraudes na importação de produtos

PF faz operação contra fraudes na importação de produtos

Atualizado: Quinta-feira, 2 Dezembro de 2010 as 9:27

A delegacia de Repressão a Crimes Financeiros, da Polícia Federal, com apoio da Receita Federal, faz na manhã desta quinta-feira (2) uma operação de combate ao subfaturamento de mercadorias importadas na China. Ao todo, foram expedidos pela Justiça cinco mandados de prisão e 34 de busca e apreensão. Até às 9h, quatro pessoas já haviam sido presas.

Segundo a PF, a operação batizada de Sobrecarga acontece no Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais. Cerca de 150 policiais e 44 auditores da Receita Federal fazem buscas em residências e empresas para prender quem teve a prisão decretada e apreender documentos que comprovem as fraudes.

As investigações começaram há um ano e meio, a partir de informações passadas pela Divisão de Investigações da Alfândega e Imigração dos Estados Unidos, que apontaram o envolvimento dos investigados com doleiros.

A quadrilha, comandada por um empresário chinês utilizava empresas de fachada e documentos falsos para burlar a fiscalização nos portos onde chegavam as mercadorias. Os investigados vão responder por crimes de evasão de divisas, descaminho, lavagem de dinheiro, sonegação fiscal e formação de quadrilha.

veja também