MENU

PF prende seis índios em Ilhéus - BA por invasão de propriedade

PF prende seis índios em Ilhéus - BA por invasão de propriedade

Atualizado: Quarta-feira, 6 Julho de 2011 as 11:10

Seis índios da aldeia Tupinambá estão presos na delegacia da Polícia Federal de Ihéus, cidade no sul da Bahia. Eles foram autuados em flagrante na tarde de terça-feira (5), na fazenda São José, na região de Olivença. De acordo com a PF, eles resistiram a dois mandados judiciais de reintegração de posse, referentes à fazenda São José e à fazenda Jordão, e irão responder por formação de quadrilha, desobediência, esbulho possessório (invasão de propriedade alheia) e exercício arbitrário de suas razões. Eles devem ser transferidos esta tarde para o presídio de Ilhéus, onde ficarão à disposição da Justiça.

Segundo a PF, a resistência foi intensa durante a primeira abordagem policial, realizada por volta das 11h de terça, encontrando árvores derrubadas para impedir o acesso da polícia à fazenda São José. Os índios teriam colocado mulheres, idosos e crianças para compor uma barreira de proteção. A PF relata que achou melhor suspender o cumprimento do mandado naquele primeiro momento. A segunda ação aconteceu à tarde, quando conseguiram deter os índios.

A equipe do G1 não conseguiu contato com o cordenador técnico da Funai (Fundação Nacional dos Índios) local, Nicolas Melgaço dos Santos. Segundo o órgão, ele está em campo trabalhando no caso.          

veja também