PF realiza Operação Cerco Fechado contra o tráfico no sudoeste da Bahia

PF realiza Operação Cerco Fechado contra o tráfico no sudoeste da Bahia

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:41

A Polícia Federal de Vitória da Conquista deflagrou, na manhã desta sexta-feira (27), a Operação “Cerco Fechado”, visando combater o tráfico de drogas na região sudoeste da Bahia e outros estados brasileiros. Já foram cumpridos mandados de prisão, busca e apreensão nos municípios de Jequié, Poções, Vitória da Conquista, Santo Antonio de Jesus e em Salvador.

Cerca de 60 policiais federais e militares da Companhia Independente de Policiamento Especializado do Sudoeste cumprem 20 mandados de prisão e 11 de busca e apreensão. Os mandados serão cumpridos em São Paulo, Mato Grosso do Sul, Pernambuco e Bahia.   Segundo a Polícia Federal, durante as investigações, foram apreendidos cerca de 60 quilos de cocaína pura, pasta base de cocaína e maconha, realizando aproximadamente 13 prisões em flagrante por crime de tráfico de drogas. Foram também apreendidos seis veículos e uma moto, além de armas.

Investigação

Com o apoio da Justiça e Ministério Público estaduais da Bahia, a Polícia Federal investigava a organização criminosa há cerca de três meses. Durante as investigações, a PF identificou os fornecedores da droga em São Paulo, Pernambuco e Mato Grosso do Sul. A droga era comprada por traficantes das cidades baianas de Vitória da Conquista, Jequié e Poções, onde era "batizada" e distribuída pelos donos das "bocas-de-fumo" dessas cidades.

Segundo a PF, a organização criminosa era chefiada por um morador da cidade Santo Antônio de Jesus, de onde, segundo a PF, comandava toda a compra e distribuição da droga para as cidades do sudoeste baiano.

Os Federais também identificaram alguns fornecedores que já se encontravam presos, alguns detidos em presídios de segurança máxima estaduais, de onde comandavam os carregamentos de droga e gerenciavam todo o esquema financeiro da organização. No total, cerca de 10 mandados de prisão serão cumpridos em presídios.

Além disso, também foi identificado um fornecedor de Mato Grosso do Sul que se encontra foragido da Justiça, tendo sido condenado anteriormente também por tráfico de drogas e que se utiliza de documentos falsos para livra-se da prisão.

Todos os presos estão sendo conduzida a Delegacia da Polícia Federal de Vitória da Conquista/BA onde serão interrogados e, posteriormente, encaminhados ao presídio local onde permanecerão à disposição da Justiça. Todos eles responderão pelos crimes de tráfico e associação para o tráfico, conforme previsto nos artigos 33 e 35 da Lei nº 11.343/06.          

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições