Pipas causam 200 ocorrências de danos à fiação elétrica no Ceará

Pipas causam 200 ocorrências de danos à fiação elétrica no Ceará

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:35

As pipas geraram 200 ocorrências de danos à fiação neste ano em Fortaleza e região metropolitana. Em 2010, foram 701 ocorrências, metade só nos meses de julho e agosto.

O contato com fios da rede elétrica pode causar curto-circuito, choques e até mesmo a interrupção do fornecimento de energia. Por mês, a Companhia Energética do Ceará (Coelce) gasta quase R$ 30 mil na retirada de pedaços de pipas rede da elétrica.

Além dos prejuízos materiais, há risco de morte e ferimentos. Mesmo sabendo disso, o jovem Lucas Duarte não tem medo de levar choque e confirma que suas pipas já ficaram presas nas fiações elétricas. “Puxei e a linha quebrou logo, senão teria levado um choque”, diz. Segundo a Coelce, na hora de soltar pipas o ideal é optar por lugares abertos como praias e parques, nunca perto de rede elétrica. Não se deve tentar recuperar as pipas quando elas enrolarem nos fios nem brincar quando estiver chovendo ou usar linhas metalizadas e cerol.        

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições