Plano de combate à tuberculose e à Aids entra em ação no RJ em março

Plano de combate à tuberculose e à Aids entra em ação no RJ em março

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 9:18

O governo do estado prepara um plano de combate à tuberculose e à Aids, que deverá entrar em ação em março do próximo ano. O secretário estadual de Saúde, Sérgio Côrtes, coordenará a execução do plano, informou a assessoria do governo nesta quarta-feira (14).

Em março de 2012, o governo fará um seminário com prefeitos, gestores da saúde e representantes da sociedade do Rio e dos 40 municípios com mais casos das doenças para colocar o plano em ação.

O aumento do número de casos de tuberculose e a progressão da Aids chamaram a atenção do governo. No início do mês, no recém-inaugurado Rio Imagem , foi realizada uma reunião de um grupo de trabalho que traçou medidas a serem adotadas a curto e médio prazo. O plano de ação definiu metas que, segundo o governo, têm de ser alcançadas em 3 anos para diminuir os casos das doenças no estado.

Para o grupo de trabalho, é necessária a criação de três Centros de Referência Estadual para Atendimento em HIV/Aids e Tuberculose, em São Gonçalo, na Região Metropolitana; em Belford Roxo, na Baixada Fluminense; e no Rio.

Também está prevista a reforma, a ampliação e a qualificação do Hospital estadual Santa Maria, em Jacarepaguá, na Zona Oeste; e do Instituto Estadual de Doenças Ary Parreiras, em Niterói, na Região Metropolitana. Uma campanha estadual para mobilização da sociedade em torno da prevenção da Tuberculose e da Aids também será criada, informou o governo .

No ano passado, o Ministério da Saúde informou que o estado do Rio registrou em 2008 a maior incidência de tuberculose no Brasil, com 68,64 casos por 100 mil habitantes.      

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições