Plebiscito decide que Embu passa a se chamar Embu das Artes

Plebiscito decide que Embu passa a se chamar Embu das Artes

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:45

O povo decidiu nas urnas e, a partir de agora, a Estância Turística de Embu, na Grande São Paulo, vai se chamar Estância Turística de Embu das Artes. Por 66,48% dos votos contra 33,52%, os eleitores decidiram neste domingo (1º) em um plebiscito mudar o nome da cidade e deixar clara a vocação para o artesanato, que é um dos pontos fortes da região.   A eleição fora de época funcionou como em dia de pleito comum, com o uso de 505 urnas eletrônicas. Munidos do título de eleitor, os cidadãos se dirigiram às zonas eleitorais onde costumam votar. A votação se encerrou às 17h e, dez minutos depois, os funcionários do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) já se concentravam no estádio municipal para iniciar a apuração.

De acordo com a prefeitura da cidade, 74.286 eleitores, do total de 171.524 votantes, optaram pela troca do nome. Já 37.463 pessoas votaram pelo ‘não’. O percentual de votos nulos foi de 2,8%; o de brancos foi 1,78% e houve 31,48% de abstenções.

Os eleitores que não comparecerem à votação terão 20 dias para justificar a ausência, ou seja até 21 de maio, tendo em vista que o calendário do plebiscito é reduzido. O plebiscito custou R$ 135,4 mil, que serão pagos pelo município.

O plebiscito submeteu os eleitores à pergunta: "Você é a favor da alteração do nome da cidade de “Embu” para “Embu das Artes”? Eleitores a favor da mudança apertaram a tecla com o número 55 (sim) e os que eram contra escolheram a opção de número 77 (não).

O que muda? O prefeito do município, Chico Brito (PT), considerou a eleição "um sucesso" e, mesmo com a campanha que a Prefeitura fez por duas semanas para informar a população, atribuiu o alto número de abstenções à desinformação. "Acredito que muita gente achou que a votação não era obrigatória", disse ele ao   G1 , na noite deste domingo. Mas todos os eleitores moradores da cidade deveriam comparecer às urnas.

Para Brito, optaram pelo 'não' os eleitores que imaginaram ter problemas no futuro com a mudança para Embu das Artes. "Teve muita boataria, acharam que iam pagar taxa, ter que trocar documentos pessoais, trocar a placa do carro.Não tem nada obrigatório." Ele garantiu que não haverá nenhuma despesa e as mudanças só ocorrerão mesmo quando a Assembleia Legislativa do Estado homologar o resultado da eleição, o que deve ocorrer em junho.

O prefeito explicou que, só depois disso, a cidade adotará oficialmente o novo nome. Certidões de nascimento e documentos pessoais passarão a vir com o endereço "Embu das Artes". O procedimento é o mesmo com carros a serem emplacados.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições