PM afasta policial que espirrou spray de pimenta no olho de rapaz no RJ

PM afasta policial que espirrou spray de pimenta no olho de rapaz no RJ

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:50

O comando da Polícia Militar do Rio de Janeiro afastou na noite desta quinta-feira (24)  o capitão que jogou spray de pimenta no olho de um homem durante um protesto, em Niterói, na região metropolitana do estado.  

"Determinei então agora o afastamento do policial, a instauração de um inquérito policial militar e também que ele seja imediatamente submetido a um programa de treinamento e capacitação para uso de material não letal", disse o comandante-geral da PM, coronel Mário Sérgio Duarte.

O garçom Gustavo Barreto Rezende deve ter que passar a próxima semana usando óculos escuros, mesmo à noite. A recomendação médica é por conta da inflamação que ele tem no olho, causada pela agressão de um PM. "Acho que um policial militar, que é feito para defender a sociedade, vem e faz isso com um trabalhador. Em quem a gente vai confiar se a polícia está fazendo isso com a gente", questiona o morador.

Gustavo perdeu a casa depois de um desmoronamento em abril do ano passado. Ele participava de uma maniifestação junto com ex-moradores do morro do Bumba, que desabou na mesma época matando 47 pessoas. O grupo reclamava do atraso no pagamento do aluguel social. Policiais usaram spray de pimenta para dispersar a multidão.

Uma foto do jornal O Globo mostra um policial atingindo uma criança. No caso de Gustavo, o capitão Bruno Schorcht se aproximou e jogou spray diretamente no olho dele.

Durante o dia, a Polícia Militar falou sobre o caso apenas em nota. Disse que uma sindicância foi aberta, que os policiais envolvidos estavam sendo ouvidos e que, ao final da sindicância o capitão que usou o spray contra Gustavo poderia ser afastado das ruas para passar por uma reciclagem no uso de armas não letais.     O comandante da PM do Rio disse ainda que vai analisar a foto do jornal O Globo, para saber se também houve abuso do policial que aparece jogando spray de pimenta em uma criança.

Pagamento do Aluguel Social

Centenas de pessoas que ficaram desabrigadas em Niterói por causa das chuvas de abril de 2010 tiveram mais um dia difícil. Após a confusão de quarta-feira, o Aluguel Social do mês de março começou a ser pago nesta quinta. No entanto, foi preciso muito paciência.

Dentro da quadra da Viradouro, o clima era de aparente tranquilidade. Ao todo, 40 mesas com funcionários da prefeitura foram montadas para atender os moradores. A situação contrastou com o que se viu do lado de fora. Mais uma vez houve tumulto e irritação. No meio da tarde, a fila ainda dobrava o quarteirão.

De acordo com um dos coordenadores do pagamento, isso acontece porque lá dentro cada mesa tem um número pré-definido de pessoas, uma divisão feita por ordem alfabética. Mas do lado de fora a fila não tem separação nenhuma, então muita gente teve que esperar durante horas, no sol, com atendentes livres lá dentro.

Segundo a prefeitura de Niterói, na sexta-feira (25) será concluído o pagamento do Aluguel Social de março, e a partir de abril, o saque poderá ser feito em agências bancárias.      

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições