PM começa a multar quem não cumprir lei da cadeirinha no Rio

PM começa a multar quem não cumprir lei da cadeirinha no Rio

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:11

Depois da Polícia Rodoviária Federal e da Guarda Municipal , chegou a vez da Polícia Militar do Rio começar a multar os motoristas que infringirem a lei da cadeirinha. A partir desta sexta-feira (1º), quem for flagrado por policiais militares dirigindo com criança de até 7 anos fora da cadeirinha será multado.

Ainda não há um balanço neste primeiro dia de fiscalização.

Adiamento por falta de produtos

No início de setembro a PM informou que havia decidido adiar o início da fiscalização da cadeirinha por constatar que a falta de produtos ainda dificultava a compra do equipamento. Na ocasião, a polícia também considerou que faltava informação a muitos motoristas.

Infração gravíssima

Pela lei, transportar crianças sem cadeirinha é considerada infração gravíssima, acarretando perda de 7 pontos na carteira de habilitação e multa de R$ 191,54.

O modelo da cadeirinha a ser usado varia de acordo com a idade da criança. Para crianças de até um ano, o motorista deve usar o bebê conforto, posicionado de costas. De 1 a 4 anos, deve ser utilizada a cadeirinha. Já entre 4 e 7 anos e meio, o assento de elevação é obrigatório.

A lei das cadeirinhas entrou em vigor no último dia 1º de setembro , começando a valer três meses depois do previsto inicialmente. De acordo com o Denatran, a lei teve um período inicial de adequação de 2 anos e 4 meses . Ainda segundo o órgão, as instituições que descumprirem a lei podem responder a ações no Ministério Público, caso haja denúncia junto ao Denatran.       Postado por: Guilherme Pilão

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições