PM deve voltar à Zona Leste de SP para fiscalizar camelôs nesta terça

PM deve voltar à Zona Leste de SP para fiscalizar camelôs nesta terça

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:07

A Polícia Militar deve voltar nesta terça-feira (9) ao Itaim Paulista, na Zona Leste de São Paulo, para impedir que ambulantes ocupem novamente a Rua Severino Batista de Menezes. Nesta segunda-feira (8), 90 barracas foram retiradas da rua com a Operação Delegada.

Os comerciantes protestaram com a retirada das barracas. “Eu vou viver do que? Com 71 anos, vou roubar algum dinheiro para viver”, disse o ambulante José Lourenço Peixoto.

A Operação Delegada é realizada em quatro pontos da Zona Leste: nas avenidas Marechal Tito e Mateo Bei, na Praça Padre Aleixo Monteiro Mafra e na Estação Tamanduateí da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).

A atuação é feita por policiais militares de folga. Eles fazem o chamado “bico oficial” – recebem de R$ 12 a R$ 16 por hora para trabalhar para a Prefeitura. O limite máximo é de 96 horas por mês.

Nesta terça, a operação durou o dia todo. As barracas retiradas foram levadas para o estacionamento da Subprefeitura do Itaim Paulista – uma medida para evitar que os ambulantes voltem a trabalhar nas ruas do bairro.

Segundo a PM, os ambulantes sabiam que estavam irregulares por não terem o Termo de Permissão de Uso (TPU). O documento autoriza o comércio nas ruas. Quem não o tem, pode ter a barraca lacrada.

A própria cooperativa montada pelos ambulantes da região admite que ninguém tem o documento, mas diz que a Prefeitura exigiu que eles registrassem empresa com CNPJ e comprassem as barracas com a promessa de que eles poderiam trabalhar.

A Operação Delegada começou no ano passado, na área da Rua 25 de Março, e foi ampliada para todas as regiões da capital paulista. Na região de Rua 25 de Março, a PM diz que a os crimes diminuíram 80%.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições