PM divulga imagens do resgate de turistas na Serra do Mar

PM divulga imagens do resgate de turistas na Serra do Mar

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:35

A Polícia Militar divulgou as imagens do momento que sete turistas perdidos na Serra do Mar são resgatados nesta terça-feira (5). Eles passaram quatro dias e três madrugadas frias na mata. O grupo perdido desde o fim de semana foi encontrado no início da tarde desta terça, com ajuda do helicóptero Águia, da PM.

Os bombeiros procuravam pelo grupo desde domingo (3) no litoral de São Paulo. De acordo com o sargento do Batalhão do Corpo de Bombeiros de Bertioga, Carlos Alberto Farias, o grupo iniciou uma trilha em Mogi das Cruzes, na Grande São Paulo, às 11h de sábado (2). Às 10h40 de domingo, eles comunicaram aos bombeiros pelo celular que haviam se perdido na descida da serra.

A pesquisadora da Universidade de São Paulo (USP) Francisca Carolina do Val, de 65 anos, uma das sete pessoas localizadas, contou logo após o resgate que passou momentos difíceis nos quatro dias em que todos ficaram perdidos. “Existe uma técnica de dormir todo mundo junto para não esfriar porque fez um pouco de frio realmente.”  

De acordo com ela, a chuva de domingo (3) atrapalhou os planos de retomar o caminho inicial. "O rio encheu e a gente não conseguiu atravessar para um lado onde a gente poderia retomar a trilha de onde começamos."

Francisca contou à irmã dela, Olga do Val, que o grupo tinha água em abundância e se alimentou de palmito e frutos silvestres enquanto estava na mata. A maior dificuldade foi enfrentar o frio. "Eles tentaram fazer uma fogueira, mas o isqueiro que tinham ficou úmido e eles não conseguiram", afirmou Olga, que é advogada.

Ela disse ao G1 nesta terça-feira que a irmã, internada no Hospital Luzia de Pinho Mello, em Mogi das Cruzes, passa bem. "Ela está um pouco abatida, porque dormiu mal e comeu mal. Mas tenho certeza de que amanhã ela estará pensando em uma nova excursão", afirmou. Olga é mãe do advogado Carlos Alberto Pinto, que também faz parte do grupo. Localizado pelo Corpo de Bombeiros, ele teve de fazer a pé uma trilha até o local de resgate.

Olga contou que Francisca desce a Serra do Mar há mais de 20 anos. "Ela viveu até na Amazônia e nunca aconteceu nada", afirmou. De acordo com ela, algum detalhe saiu errado dessa vez. "O mateiro indicou uma trilha e era uma trilha nova. Em vez de eles pularem uma cachoeira, pularam duas e erraram o caminho", afirmou.

Após o resgate, eles foram levados para o Hospital das Clínicas Luzia de Pinho Melo, em Mogi das Cruzes. As famílias esperam que, nesta quarta-feira (6), todos sejam liberados para voltar para casa.            

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições