PM irá distribuir cartilha na Rua 25 de Março para evitar furtos

PM irá distribuir cartilha na Rua 25 de Março para evitar furtos

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:21

Região da Rua 25 de Março chega a receber 1

milhão de pessoas por dia nesta época

do ano (Foto: Mario Ângelo/Agência Estado) A Polícia Militar de São Paulo irá iniciar uma campanha de conscientização da população que frequenta ruas de grande comércio na capital paulista a partir deste sábado (19). A operação, chamada Natal Seguro, irá distribuir uma cartilha com dicas básicas de segurança para os pedestres. Segundo a PM, a região da Rua 25 de Março será o principal alvo.

No total, 38 pontos da cidade receberão reforço policial até o dia 26 de dezembro, data final da campanha. Áreas de comércio como o Brás, Santa Ifigênia, Lapa, Teodoro Sampaio, Avenida Jabaquara e imediações de diversos shoppings terão quase 4 mil policiais focados em reprimir os furtos aos pedestres. Segundo o capitão Cleodato Moisés do Nascimento, porta-voz da PM, o furto é o crime mais praticado nessas áreas. “Os grupos agem em até quatro pessoas. Eles não usam armas, usam a destreza de fisgar ou o esbarrão para pegar os objetos”, informou o capitão.

Na cartilha, os pedestres encontrarão dicas básicas de comportamento durante as compras que ajudarão a evitar os crimes. A posição ideal das bolsas e carteiras durante a caminhada, por exemplo, é à frente do corpo. Outra recomendação é ir até essas regiões somente em grupo, não andar com muitas sacolas, levar apenas um cartão e somente a quantia necessária de dinheiro.

Os policiais irão concentrar os esforços na região da Rua 25 de Março. Segundo a PM, em um dia comum, o número de pessoas que circulam pelo local é de cerca de 500 mil. Durante o período de festas, esse número chega a quase 1 milhão. “Por causa disso, o criminoso vai estar presente, sim, ele vai procurar a oportunidade. Mas a polícia vai estar presente para frustrar essas ações”, afirmou o capitão Moisés.

A expectativa é que a redução de crimes chegue a 60% nas áreas em que a PM estiver presente. As cartilhas começarão a ser distribuídas a partir da próxima semana. “No primeiro momento, será só na 25, depois será avaliada a distribuição também nos outros pontos”, disse Moisés.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições